Climatério: O que acontece com os hormônios?

É comum as mulheres, a partir de certa idade, temerem à Menopausa, porém quase todas dão menos atenção ao Climatério, que é a fase pré e pós menopausa. Muitas pessoas confundem e até usam climatério e menopausa como sinônimos, porém eles não são.

Climatério significa período de crise ou mudança. É a transição do período reprodutivo ou fértil para o período não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários. Já a menopausa ocorre durante o climatério, caracteriza o momento que ocorre o último ciclo menstrual.

Esse processo, de diminuição hormonal, acontece com todas as mulheres a partir dos quarenta anos de idade. A diminuição a produção hormonal feminina, principalmente dos hormônios sexuais, pode afetar várias áreas do organismo e determinam sinais e sintomas que recebem o nome de “Síndrome Climatérica”.

Síndrome Climatérica – Sinais e Sintomas:

  • Ondas de calor: Aparecem a qualquer hora do dia, causando vermelhidão, desconforto e transpiração;
  • Alterações no órgão genital: As alterações são causadas pela falta de estrogênio (hormônio sexual feminino), torna o tecido muito frágil a ponto de causar dor durante as relações sexuais, em alguns casos pode até sangrar;
  • Alterações de humor: Sintomas emocionais, variações de sentimentos. As alterações hormonais afetam a química cerebral;
  • Desejo sexual: Há diminuição da libido, consequentemente o desejo sexual cai.
  • Risco cardiovascular: O estrogênio protege o coração e os vasos sanguíneos, com a sua diminuição tais áreas ficam mais expostas e suscetíveis;

Os sintomas podem ser mais intensos ou menos intensos, porém, independente da intensidade todas as mulheres chegarão à menopausa.

Todas as mulheres nascem com de um a dois milhões de folículos no organismo. Esses folículos ficam nos ovários e são usados para darem origem aos óvulos. Em cada ciclo menstrual um grupo de folículos é separado para produzir o óvulo daquele mês, os folículos que ficam de fora dessa seleção natural acabam morrendo. Quanto mais os folículos trabalham para produzirem o óvulo, consequentemente, mais hormônios produzem.

O organismo feminino não é capaz de desenvolver ou criar novos folículos para repor aqueles que morreram, por isso quando os últimos folículos do organismo vão morrendo as concentrações de estrogênio e progesterona caem de forma irreversível.

O climatério acontece antes e depois da menopausa, por isso a mulher sofre mais durante o climatério que durante a própria – e tão temida – menopausa.

Há tratamento contra o climatério, esse tratamento deve ser ministrado pelo médico, dentre todos, o mais eficaz é a reposição hormonal.

Isoflan e Rennovee Ciclo Solution auxiliam no equilíbrio hormonal e são indicados para mulheres que procuram estabilidade hormonal.

Os repositores hormonais conseguem estabilizar as ondas de calor e controlar os distúrbios do sono, também eliminam os sintomas da vagina da mulher, tornando a relação sexual menos dolorosa.

De qualquer forma, o tratamento deve ser indicado e monitorado por um médico, a fim de controlar os efeitos do climatério no corpo humano.

Se você sente esses sintomas e desconfia que pode estar em um quadro de climatério, procure seu ginecologista e comece o tratamento, não precisa sofrer antes da hora.

Para quem não quer enfrentar as mudanças hormonais.

be Onofre, be Complete.

Tags:, , , , , ,

Categorias Para Elas

Author:Drogaria Onofre

A Drogaria Onofre é uma rede de drogarias que possui 40 lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, além de comercializar medicamentos e produtos de perfumaria pela internet com uma loja online e por call center, por meio do serviço de delivery Onofre em Casa. Agora temos mais um canal de contato direto com você o "be Onofre". Vamos dividir experiências e descobertas. be Onofre, be complete.

Conecte-se com a Onofre!

Subscribe to our RSS feed and social profiles to receive updates.

2 Comentários em “Climatério: O que acontece com os hormônios?”

  1. joao paulo costa
    15 fevereiro 2013 at 09:07 #

    gostaria o remedio para magrecer.

    • 18 fevereiro 2013 at 10:58 #

      Olá João, tudo bem?

      Somente o médico pode receitar a melhor forma para perder peso, consulte seu nutricionista.

      Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 119 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: