O que fazer pós-exercício físico?

Para quem não acompanhou, ontem – domingo 12/08 – aconteceu o encerramento dos jogos olímpicos em Londres. Esse é o momento que os atletas voltam para os seus países e toda aquela correria de preparação para olímpiadas dá, finalmente, uma trégua.

Antes de irem para as olímpiadas, os atletas mantêm uma rotina de preparação muito rígida, afinal toda competição possui a sua exigência e preparo específicos, são longos períodos de treinos mais intensos que o normal para conseguirem superar seus próprios limites.

Levando isso para o dia a dia podemos comparar com a rotina de malhação, há os dias que os exercícios são comuns e há as épocas onde o exagero é maior e nos sentimos fora de forma. Nesse momento exigimos mais de nós mesmos e “pegamos mais pesado” com a malhação. Nos esforçamos mais e, consequentemente, tiramos do nosso corpo mais do que ele pode nos dar.

Por isso, assim como para os atletas, é importante que nós nos preocupemos com o período “pós-malhação”. Precisamos repor, de maneira saudável, tudo que o nosso corpo perdeu durante o esforço físico para que ele aguente os próximos “treinos”.

 

Após malhar ou praticar algum exercício físico, o metabolismo fica naturalmente acelerado e esse ritmo persiste por algumas horas, por isso não é indicado que pessoas que tenham dificuldade para dormir façam exercícios físicos a noite, o ritmo do metabolismo pode atrapalhar o sono e os exercícios físicos liberam endorfina, uma substância que pode nos manter acordados.

Muito se engana quem pensa que o ideal é manter o metabolismo ativo para queimar ainda mais calorias após o treino ou após os exercícios, mas a verdade é que a nossa preocupação deve ser em repor todos os nutrientes que perdemos.

A alimentação é a chave de tudo, é ela quem vai fornecer o combustível para que possamos treinar e também é ela quem vai repor os nutrientes que perdemos e nos manter saudáveis.

O ideal é que após a prática de exercícios, façamos uma refeição rápida e de fácil digestão com:

  • Sucos naturais;
  • Frutas;
  • Iogurtes;
  • Biscoito integral;
  • Isotônicos e etc.

 

Fontes de carboidratos e proteínas também podem ser consumidas antes e depois dos treinos, como o 1 – Malto Dextrina – Midway e 2 – Amino Liquid Age – Nutrilatina, repõem os nutrientes perdidos e preparam o corpo para a próxima “maratona” de exercícios.

Nossa dieta deve ser baseada em minerais, vitaminas, carboidratos, proteínas e as famosas gorduras saudáveis, como o Ômega 3, por exemplo.

 

Esses procedimentos devem ser seguidos independente da hora do exercício, pois para fazer exercícios não existe hora certa ou hora marcada, cada organismo reage de uma forma e, por isso, varia muito de pessoa para pessoa. O ritmo pessoal deve ser avaliado e respeitado o gosto de cada um. A vantagem de malhar pela manhã é que o metabolismo já é estimulado logo cedo o que dá mais disposição durante o dia. Já a tarde, o exercício evita a sonolência típica daquele momento “depois do almoço” e também é durante a tarde que a temperatura do corpo está mais alta.

O importante é lembrar que em qualquer horário, o procedimento “pós esforço físico” deve ser respeitado e executado.

Para quem quer perder peso, mas não a disposição.

be Onofre, be Complete.

Tags:, , , , , ,

Categorias Fitness e Dieta

Author:Drogaria Onofre

A Drogaria Onofre é uma rede de drogarias que possui 40 lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, além de comercializar medicamentos e produtos de perfumaria pela internet com uma loja online e por call center, por meio do serviço de delivery Onofre em Casa. Agora temos mais um canal de contato direto com você o "be Onofre". Vamos dividir experiências e descobertas. be Onofre, be complete.

Conecte-se com a Onofre!

Subscribe to our RSS feed and social profiles to receive updates.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 142 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: