Inchaço durante a gravidez: Não é só a barriga que cresce.

Toda gravidez traz mudanças e descobertas. O corpo da mulher passa por transformações jamais imaginadas antes e é normal que, durante esse período, a mulher se assuste inicialmente até entender o que realmente está acontecendo.

Além de toda transformação hormonal, existe a transformação física que pode causar certo desconforto na mulher, um exemplo são os inchaços durante a gravidez. O inchaço é característica comum entre as futuras mamães – cerca de 75% –  e pode durar por toda a gestação.  Durante o 5º mês os inchaços ficam mais notáveis e incômodos.

Há vários motivos que podem causar inchaço na gravidez, mudanças hormonais e sistema linfático mais lento são alguns exemplos, porém os principais são:

Clima: Em dias quentes o calor provoca uma maior dilatação nos vasos sanguíneos fazendo com que o sangue circule mais devagar. O corpo retém mais líquido se comparado a outros dias, por isso há o inchaço;

Edema gravitacional: A água do organismo se acumula conforme as leis da gravidade. Esse acúmulo acontece progressivamente durante o dia. Começa mais leve pela manhã e se torna mais grave durante a noite. Além dos pés, esse inchaço pode surgir nas mãos, rosto e nariz.

Consequência da gravidez: A partir do 5º mês de gravidez, o tamanho do útero dificulta o fluxo venoso dos membros inferiores. Ou seja, o útero faz compressão sobre os vasos da região pélvica, com isso o sangue que está nos pés e pernas não consegue voltar com facilidade ou naturalidade para o coração.

A região mais atingida pelo inchaço é a dos pés, porém, infelizmente, esse inchaço é persistente e não tem como estar totalmente livre dele, mas há certas atitudes que podem amenizar os efeitos do inchaço:

  • Cuidar da alimentação;
  • Praticar exercícios específicos para gestantes – mantenha os pés elevados para ativar a circulação;
  • Usar meias elásticas de compressão, como essas;
  • Usar cremes apropriados para hidratação e esfoliação leve e moderada.

 

Loção Mustela Alívio das Pernas | Creme Lipikar – La-Roche Posay | Loção Corporal Materskin | Esfoliante Granado Pink

Todas as gestantes devem evitar usar sapatos com saltos muito altos, pois durante a gravidez as articulações se tornam mais frouxas devido à ação dos hormônios, o que pode ocasionar uma queda com mais facilidade. Os calçados devem ser confortáveis e de base larga, com saltos de no máximo 4 centímetros.

As futuras mamães devem ficar atentas à razão do inchaço, se vier acompanhado de mais algum sintoma o médico deve ser informado imediatamente. Uma atenção extra também deve ser dada à pedicure, os cuidados são necessários, porém cautelosos, esteja atenta.

Para quem está ciente que, antes de cuidar do bebê, deve aprender a se cuidar.

be Onofre, be Complete.

Tags:, , , , ,

Categorias Gestação

Author:Drogaria Onofre

A Drogaria Onofre é uma rede de drogarias que possui 40 lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, além de comercializar medicamentos e produtos de perfumaria pela internet com uma loja online e por call center, por meio do serviço de delivery Onofre em Casa. Agora temos mais um canal de contato direto com você o "be Onofre". Vamos dividir experiências e descobertas. be Onofre, be complete.

Conecte-se com a Onofre!

Subscribe to our RSS feed and social profiles to receive updates.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 120 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: