Câncer no Peritônio: O maior risco é ser pego de surpresa

No último sábado – 29 de setembro – todos os brasileiros foram surpreendidos com uma notícia que mexeu com o país, a morte da apresentadora Hebe Camargo. Há tempos a apresentadora vinha tratando uma doença rara, chamada câncer no peritônio, porém não resistiu e faleceu devido a uma parada cardíaca, consequência do seu estado de saúde.

Qualquer caso de câncer no peritônio é considerado raro, isso porque a incidência da doença é de 5 a cada 100 mil pessoas. Geralmente esse tipo de enfermidade atinge mais às mulheres idosas, devido à vulnerabilidade hormonal feminina.

 

O peritônio é uma membrana fina que reveste os órgãos do abdômen, separando-os dos músculos e pode ser atingido por dois tipos de tumor:

  • Primário: Quando o tumor se origina no próprio peritônio – considerado caso raro.
  • Secundário: Quando o tumor se origina em outra região, mas atinge o peritônio.

Ambos possuem os mesmo sintomas.

Dentre eles, o principal é o acúmulo de líquido na cavidade abdominal, que provoca um aumento no volume da barriga, mas além dele:

  • Emagrecimento, devido à dificuldade de ingerir e digerir alimentos;
  • Indisposição;
  • Fraqueza e etc.

A grande dificuldade que os portadores de câncer no peritônio enfrentam é justamente a ausência de sintomas. A maioria dos pacientes não consegue estabelecer um diagnóstico prévio e então, quando o tumor é descoberto, seu estado já é avançado e o tumor já se espalhou pelo corpo.

Assim que é feito o diagnóstico, dá-se início ao tratamento.

O primeiro passo são as sessões de quimioterapia – pacientes idosos têm menor tolerância à quimioterapia – e uma segunda opção, caso haja resquícios do líquido abdominal, é a cirurgia para retirada do líquido acumulado pós-quimioterapia.

Em alguns casos é necessária uma intervenção cirúrgica para auxiliar a alimentação, pois o avanço dos tumores pode prejudicar o sistema digestivo.

Para não ser pego de surpresa o melhor tratamento é sempre a prevenção, por isso manter uma rotina de cuidados e, a partir de certa idade, realizar check-ups com o clínico geral são indicados.

Quem já teve histórico de câncer na família ou já passou pelo mesmo episódio, deve redobrar a atenção e se manter sempre saudável, cuidando da alimentação e dos hábitos rotineiros.

Para viver mais e ter somente boas surpresas.

be Onofre, be Complete.

Tags:, , , , ,

Categorias Para Elas

Author:Drogaria Onofre

A Drogaria Onofre é uma rede de drogarias que possui 40 lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, além de comercializar medicamentos e produtos de perfumaria pela internet com uma loja online e por call center, por meio do serviço de delivery Onofre em Casa. Agora temos mais um canal de contato direto com você o "be Onofre". Vamos dividir experiências e descobertas. be Onofre, be complete.

Conecte-se com a Onofre!

Subscribe to our RSS feed and social profiles to receive updates.

One Comment em “Câncer no Peritônio: O maior risco é ser pego de surpresa”

  1. waltet
    17 setembro 2014 at 23:08 #

    Muito bom. Esclarecedor.queria mais informacoes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 142 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: