Coceira no ouvido: Por que será que coça tanto?

 

É comum termos a sensação de que o ouvido está sempre protegido de agentes externos, por isso não tomamos alguns cuidados essenciais. Deixamos cair água sem a preocupação de secar direito, usamos a haste flexível (cotonete) em excesso, pois achamos que a cera precisa sempre ser removida para que o ouvido não fique sujo, afinal acreditamos que a sujeira pode causar coceira, mas ao contrário do que imaginamos a coceira não é causada apenas por esse motivo.

Quando sentimos uma coceira no ouvido procuramos sempre fazer uma limpeza, pois este sintoma é muito desconfortável, mas às vezes mesmo depois de termos feito essa limpeza a coceira continua. Pode ter sido causada por vários motivos, e até se tornar crônica, mas somente o especialista pode assegurar após fazer exames, o que há de errado.

Um dos motivos que mais causam a coceira no ouvido é a otite, que é um processo infeccioso ou inflamatório, e pode ser na parte externa ou interna do ouvido. Estes processos são provocados por germes ou fungos.

 

A otite externa, normalmente acontece pelo contato com a água, quando vamos à praia ou à piscina, há a entrada de muita água no ouvido, e essa água se acumula deixando a pele mais frágil permitindo a penetração de bactérias, por isso também é conhecida como otite dos nadadores. No banho é necessário tomar bastante cuidado para que não entre tanta água, por isso quando as crianças começarem a tomar banho sozinhas a atenção deve ser redobrada. A otite média é causada também por germes e fungos, mas se manifesta em uma parte mais profunda do ouvido, essa forma de otite é mais recorrente em crianças de até 3 anos.

Além de ser um sintoma de otite a coceira pode se tornar crônica, já que algumas pessoas têm alergias no canal do ouvido, nessa situação o médico irá aplicar tratamentos com produtos específicos para amenizá-la.

Existem também as dermatites, como por exemplo, a dermatite seborréica que é semelhante à caspa do couro cabeludo, nesse caso a cera é seca, escamosa e abundante, causando um grande desconforto (coceira).

Alguns cuidados podem ser tomados para que a coceira não apareça, como:

  • Não usar haste flexível em excesso, pois é bastante prejudicial, pode até fazer pequenas feridas aumentando o risco de infecções.
  • Não retirar toda a cera do ouvido, pois é um protetor natural e umidifica o canal do ouvido para que não resseque a pele causando a coceira.
  • Quando for à praia ou à piscina, assim que sair da água seque bem o ouvido para que esta não se acumule.
  • Deixar o ouvido limpo, mas sem exageros.

Se a coceira persistir, procure sempre um especialista, pois em alguns casos será necessário um tratamento com medicamentos. Para aliviar a coceira nunca podemos usar objetos como tampa de canetas, clips entre outros, pois estes objetos podem acabar machucando seriamente o ouvido. Desta forma, o ouvido se manterá saudável.

Para quem só quer ouvir elogios.

be Onofre, be Complete

Tags:, , ,

Categorias Saúde

Author:Drogaria Onofre

A Drogaria Onofre é uma rede de drogarias que possui 40 lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, além de comercializar medicamentos e produtos de perfumaria pela internet com uma loja online e por call center, por meio do serviço de delivery Onofre em Casa. Agora temos mais um canal de contato direto com você o "be Onofre". Vamos dividir experiências e descobertas. be Onofre, be complete.

Conecte-se com a Onofre!

Subscribe to our RSS feed and social profiles to receive updates.

91 Comentários em “Coceira no ouvido: Por que será que coça tanto?”

  1. Erika
    12 janeiro 2013 at 22:57 #

    Meu ouvido coça muito, junto com a garganta. Mas acontece isso quando eu retiro toda a cera do ouvido.

    • 15 janeiro 2013 at 12:17 #

      Erika, pode ser que haja uma relação entre as duas ações, afinal, toda ação gera uma reação. Procure um otorrino, ele saberá explicar e entender o que está havendo, se não for nada, o que já ´muito bom, pelo menos valeu a consulta.

  2. Andréa Brostt
    19 janeiro 2013 at 07:29 #

    As vezes começo a espirrar e junto com o espirro vem a coceira na garganta e depois de espirrar muito, lacrimejar e coçar os olhos vem a coceira no ouvido que é desesperadora, enquanto coço minha garganta com a língua consigo coçar um pouco o ouvido junto, já fui ao otorrino, pinguei antibiótico por 10 dias e não fez nada de efeito, é horrível!!!

    • 18 fevereiro 2013 at 14:17 #

      Olá Andréa, tudo bem?

      Essas sensações são realmente muito ruins, parece que uma coisa causa a outra e vice-versa.

  3. 29 janeiro 2013 at 19:24 #

    meu ouvido tambem coça muiito e a garganta tambem da uma sençasão que esta tudo inflamado :(

    • 18 fevereiro 2013 at 11:40 #

      Thyago, se você já notou que há sintomas e eles são persistentes, o próximo passo é buscar orientação médica.

      Um abraço.

    • Clea
      21 junho 2013 at 11:26 #

      É DECORRENCIA DE ALERGIA CRONICA, POIS TINHA ESTES MESMOS SINTOMAS, E FOI CONSTATADO PELO MEDICO.

  4. 26 fevereiro 2013 at 15:18 #

    Boa tarde!
    Meu canal auditivo é muito estreito e entope facilmente com a cera.
    Fiz lavagem em outubro e em janeiro já estava entupido, o otorrino disse que é natural. Mas eu já não aguento mais, e fora que a lavagem deia meu canal mais sensível.

    • 04 março 2013 at 09:43 #

      Olá Rocco, tudo bem?

      Infelizmente o corpo humano possui as suas particularidades e nem sempre são boas, o que você pode fazer é lidar com esse processo da melhor forma possível e notificar junto ao seu médico se não há uma forma de manter um intervalo maior entre as sessões de lavagem.

      Um abraço.

  5. Rose
    18 março 2013 at 10:46 #

    Oi …. Entao eu moro no Japao ha 12 anos e antes disso qd morava ai no Brasil ja tinha dor d ouvido….Tda semana eu ia no Otorrinolaringologista….Dai vim para ca e a dor continuo mas ja me acostumei mas d uns 2 meses para ca eu ando com uma coceira insuportavel no fundo do ouvido dai pego akeles cotonetes bem fininhos e lumpo ate onde nw da mais pq coça demais e as vezes começa a sair uma agua do ouvido de tanto q mexo….Ja fui no medico daki e eles falam q nw tem nada e soh passam pomada pa melhorar a coceira e os machucadinhos que acabo fazendo de tanto q mexo….O q sera q eh qd coça insuportavelmente assim????Mas qd fiko mexendo com cotonete eh uma coceirinha gostosa…rsss

    • 22 abril 2013 at 09:16 #

      Olá Rose, tudo bem?

      Antes de mais nada, leia também esse post http://blog.onofre.com.br/2012/03/13/cuidados-com-o-ouvid/, um conteúdo informativo sobre os cuidados principais que devemos ter com os nossos ouvidos e o uso correto das hastes flexíveis está entre eles.

      Rose, primeiramente seria necessário ter uma segunda, terceira e até mesmo uma quarta opinião sobre o que está havendo com o seu ouvido, afinal coceira constante não é normal. Outras opções são:

      Mau uso das hastes: Você pode usar as hastes de forma incorreta e, por isso, desencadeia pequenas feridas dentro do ouvido, o que gera coceira e a cada dia se agrava mais, pois se você tem costume de usar as hastes diariamente, pode ser que fira o ouvido com frequência e, por isso, sente tanta coceira.

      Outra possibilidade é que essa coceira seja algum sintoma de alergia ou algo do tipo.

      O ideal é se informar sobre as possibilidades com um médico de sua confiança.

      Estamos à sua disposição, um abraço.

    • joice
      14 outubro 2013 at 21:15 #

      Olá!
      Meu ouvido de vem em quando coça muito, mesmo estando limpo, cocei tanto com o dedo e com tanta força que no outro dia meu ouvido começou a doer o tempo todo(tem 2 dias que doi). Porem nao doi forte, é uma dor aguda, e quando arroto ou mastigo é que doi mais!
      Estou tomando antiinflamatorio, é preocupante? Sera que meu timpano estourou?

  6. Helaine Almeida
    21 abril 2013 at 21:20 #

    Tenho uma coceira horrível no meu ouvido. Ele coça tanto que eu não consigo suportar e pego a ponta da chave ou mesmo a ponta da tampinha da caneta pra coçar. Dá a impressão que tem alguma coisa dentro de tanto incômodo. As vezes eu coloco o dedo e parece que tá inchado por dentro, o buraquinho do ouvido parece que tá meio fechado.

    • 22 abril 2013 at 11:21 #

      Olá Helaine, tudo bem?

      Se você já identificou um problema no seu ouvido, o ideal é que procure um Otorrinolaringologista e explique a ele os seus sintomas e todas as modificações que sente no seu ouvido, como o relato de “parecer fechado”. Com certeza o médico avaliará e, caso haja algum problema, indicará o melhor tratamento para que tudo melhore e a coceira seja exterminada.

      Estamos à sua disposição, um abraço.

  7. Helaine Almeida
    22 abril 2013 at 19:39 #

    Valeu, obrigada!

  8. Hérika
    26 abril 2013 at 14:49 #

    Olá tenho uma coceira que não passa no ouvido já faz um tempo, quando coça vou logo pegar um haste pra limpar ou mesmo me ajudar a coçar, sendo que meu ouvido não tem sujo, não vejo nada de cera nele. Não sei mais o que faça!!!!

    • 05 junho 2013 at 16:13 #

      Olá Hérika, tudo bem?

      A sua coceira pode ser resultado de uma série de fatores. Talvez procurar um especialista e fazer um exame mais detalhado sobre o que possa estar acontecendo seja a alternativa mais correta para você.

      Um abraço.

  9. Luciano Soares
    07 maio 2013 at 09:50 #

    Eu tinha muita coceira no ouvido. De tanto coçar, ficava com o ouvido totalmente tampado, porque deslocava a cera do ouvido. Indo a um especialista de ouvido, descobrir um remédio chamado Otomixyn que serve para acabar com o fungo no ouvido. Depois que usei, nunca mais o ouvido ficou tapado e aprendi nunca usar nada dentro do ouvido. Infelizmente, o remédio não existe mais e agora as coceiras voltaram novamente, após 3 anos sem incômodo. Estou tentando achar algum remédio que sirva para acabar com fungos no ouvido.

  10. Rosi
    16 maio 2013 at 13:43 #

    Tenho coceira , ja se tornou crônica, agora começou as amidala coçar dai ela fica inchada, só tomando antialégico ela volta normal( pensa fico até mal de tanta coceira
    Ja fui 2 médicos eles falarão as mesmas coisa (fungo) da pomada que não faz efeito, da mais ardensia, na amidala que incha, vcs pode me indicar um otorrino em curitiba ( bom ) por ja fui la , não me acerto.
    Obrigada

    • 02 agosto 2013 at 15:02 #

      Olá Rosi, tudo bem?

      Infelizmente não temos conhecimento em médicos, mas buscar segundas opiniões, no seu caso é a melhor opção.

      Desejamos melhoras.

      Um abraço.

  11. eliane trindade bomfin de lima
    18 maio 2013 at 18:49 #

    persebi que meu ouvido ja a algum tempo nao tem cera e esta muito seco e sinto muita coceira,o que pode ser?

    • 02 agosto 2013 at 12:14 #

      Olá Eliane, tudo bem?

      A coceira pode ser justamente devido à falta de lubrificação, causada pela cera.
      Consulte o especialista para maiores informações.

      Um abraço.

  12. Priscila
    18 maio 2013 at 21:26 #

    Boa noite. Usar Dipropionato de betametasona + acido salicilco resolve?

    • 02 agosto 2013 at 14:59 #

      Olá Priscila, tudo bem?

      O dipropionato de betametasona + ácido salicílico é uma solução antialérgica, porém é preciso saber a causa do problema antes de trata-lo, por isso não se automedique, mas procure um especialista de sua confiança para que o diagnóstico seja dado.

      Um abraço.

  13. César
    04 junho 2013 at 23:15 #

    Vale a pena sempre consultar com um especialista.
    No meu caso passei uns 6 meses com uma coceira estranha, parecia que tinha algo se mexendo dentro do ouvido. Fui (finalmente) num especialista que em minutos removeu um pedacinho de cabelo (possivelmente entrou enquanto cortava o cabelo) que estava grudado no tímpano. Nunca mais me incomodou.

  14. mayara
    05 junho 2013 at 02:46 #

    Oi tenho uma cocera intensa nos 2 ouvidos ja faz uns 3 anos,e uma cocera insuportavel coca o dia todo , ate mesmo acordo de madrugda sem querer ja cocando o ouvido.Nao aguento mais ja procurei um mdico ele me deiu pomada ate que melhorava um pouco a cocera mais nao acabou com ela,me deu um remedio pra pinga dentro quando eu pingava cocava ainda mais ,nao sei mais o que eu faco contonete nao aminiza minha cocera que as vezes so sai um liquido amarelo ou de tanto eu coca sai sangue e machuca muito mais mesmo machucado ainda continuo cocando que alternativa eu tenho me ajudem

    • 02 agosto 2013 at 12:06 #

      Olá Mayara, tudo bem?

      A alternativa é você procurar outro especialista e continuar tratando a coceira, evitando ao máximo coçar o ouvido para não prejudica-lo.

      Um abraço.

  15. 10 junho 2013 at 21:30 #

    meu ouvido coça demais e sai casca branca quando eu coso,e está sempre ressecado
    é horrível

    • 02 agosto 2013 at 12:01 #

      Olá Fernando, tudo bem?

      Pode ser dermatite e a casca branca pode ser resquício de pele. No entanto, o ideal é que você procure um otorrino para que ele possa afirmar com certeza o que está havendo e qual é o procedimento adequado.

  16. eliane trindade bomfin de lima
    15 junho 2013 at 20:27 #

    meu ouvido tem uma coceira insuportavel e ultimamente tenho sentido um certo odor o que deve ser.

    • 02 agosto 2013 at 11:55 #

      Olá Eliane, tudo bem?

      Existem vários motivos. Pode ser, inclusive, secreção acumulada. Se a coceira persistir, procure um otorrino.

      Um abraço.

  17. rose
    18 junho 2013 at 13:56 #

    meu ouvido coça de mas já vai fazer um mês, as fezes coça tanto que ja chegou a sangrar um pouco é uma coceira insuportável, o que devo fazer?

    • 02 agosto 2013 at 11:31 #

      Olá Rose, tudo bem?

      Se chegou até mesmo a sangrar, você deve procurar um otorrino a fim de entender o porque da coceira. O sangue pode ser porque você tenha machucado com algum movimento enquanto coçava o seu ouvido.

      Um abraço.

  18. Flaviane
    26 junho 2013 at 18:03 #

    Oi, eu tenho muita coceira no ouvido, estou com mania de coçar o tempo todo seja com cotonete, palito de dente ou grampo, td vez que coço muito sai uma aguinha. O que é?

    • 02 agosto 2013 at 10:55 #

      Olá Flaviane, tudo bem?

      Talvez você possa ter machucado o ouvido ao usar instrumentos para “coça-lo”. Evite tais atitudes e procure um otorrino para ter uma opinião sobre o porque da coceira.

      Um abraço.

  19. Juliane
    02 julho 2013 at 08:08 #

    Ultimamente comecei com uma coceira no ouvido, ela não é sempre constante, porem, sempre aparece, as vezes a noite as vezes durante o dia, andei lendo algo sobre isso e dizem que o fato de comer chocolate aumenta a coceira e fiz o teste, é verdade, se eu comer chocolate as coceiras sao mais frequentes, será que isso é uma pré disposição a diabete? ou alergia ao chocolate? já pinguei alho, alcool e um remedio chamado otomixim, todos aliviaram mas para curar mesmo só Deus! Aguem tem algo a me dizer??

    • 02 agosto 2013 at 10:39 #

      Olá Juliane, tudo bem?

      Pode ser uma reação alérgica a algum componente do chocolate, mas para isso você deve procurar um especialista, seja um otorrino ou um alergista para descobrir o motivo desses sintomas.

  20. Raissa
    08 agosto 2013 at 19:43 #

    senti coceira no ouvido depois do banho acha que devo ir ao médico???

  21. Linda Vieira
    13 setembro 2013 at 22:50 #

    Meu ouvido coça sempre, principalmente de madrugada, ai tenho que levantar e beber água, dai ameniza e eu volto a dormir. Mais eu coço sempre apertando por fora e por dentro da garganta com a língua, mais nuca coloquei nada la dentro, limpo sempre que lavo a cabeça o ouvido com cotonete. Mais é uma coisa muito chata e insuportavél, e quando não passa tomo histamin para alergia.

  22. AGATHA LIMA
    24 setembro 2013 at 13:19 #

    Olá dr. Sinto meu ouvido doendo muito, mais é direto …
    eu uso ouvidonol e melhora mais se eu parar de usar volta a coçar e a doer, mesmo não estando resfriada acontece isso com frequência

  23. Josiane
    26 setembro 2013 at 17:08 #

    Faz duas semana que meu ouvido coça muito fui a uma farmácia e após olharem com um aparelho me disseram que coça porque meu ouvido está sem cera (limpo muito). A informação procede?

    • 31 outubro 2013 at 10:52 #

      Olá Josiane, tudo bem?

      Pode ser que ele esteja ressecado e quando a pele está ressecada a coceira é um dos sintomas.
      De qualquer modo, não deixe de procurar um especialista.

      Um abraço.

  24. sabrina cristine
    09 outubro 2013 at 06:27 #

    meu ouvido passou de otite normal!! isso pq minha cera de ouvido é aguosa e qnd eu passo cotonete sai uma cera amarela mas nao mto grossa e cheira mto forte,é uma coceira incontrolavel que não dá pra ficar sem coçar ,esta me deixando doida!e mesmo que eu pare de passar cotonete ela continua, vc conhece algum medicamento ou algo que pelo menos definfete o ouvido?eu tenho quase certeza que não é uma otite comum,pois coça todo dia ,o tempo todo!! (dizem que alcool funciona) por favor me ajude!!

    • 31 outubro 2013 at 10:45 #

      Olá Sabrina, tudo bem?

      Somente o especialista pode diagnosticar e receitar um tratamento eficaz. Você já procurou uma segunda opinião?

      Um abraço.

  25. sabrina cristine
    09 outubro 2013 at 06:30 #

    ja cheguei a ficar com uma infecção de ouvido forte de tanta coceira,meu ouvido fechou inteiro nao conseguia ouvir nada,e nem a medica soube dizer na epoca pq eu tive essa infecção,mas eu tenho certeza que é por causa dessa coceira horrivel! mas quando eu digo para os medicos quase sempre não acham nada de “anormal” e me mandam pra casa ,por isso gostaria de achar um medicamento por conta propria ,pq nao aguento mais isso!

  26. joice
    14 outubro 2013 at 21:19 #

    Olá!
    Meu ouvido de vem em quando coça muito, mesmo estando limpo, cocei tanto com o dedo e com tanta força que no outro dia meu ouvido começou a doer o tempo todo(tem 2 dias que doi). Porem nao doi forte, é uma dor aguda, e quando arroto ou mastigo é que doi mais!
    Estou tomando antiinflamatorio, é preocupante? Sera que meu timpano estourou?

    • 31 outubro 2013 at 10:40 #

      Olá Joice, tudo bem?

      Esta é uma área muito sensível do corpo humano e, por isso, deve ser tratada com muita sensibilidade e cuidado.

      Procure um especialista e tome cuidado.

      Um abraço.

  27. LAURIANA ALA
    21 outubro 2013 at 10:59 #

    Meu ouvido coça muito, um dia eu coçei com a unha, acho que feeriu e agora sinto muita dor !
    To passando remédio, mais continua a coçeira

    • 31 outubro 2013 at 10:34 #

      Olá Lauriana, tudo bem?

      É preciso ter muito cuidado, pois essa é uma área muito sensível. Se a coceira persistir, mesmo com o uso do remédio, procure um especialista.

      Um abraço.

  28. Renata
    11 novembro 2013 at 13:19 #

    Bom dia. Meu ouvido não dói muito, porém tem saído um líquido levemente amarelado e sem odor, às vezes ele seca, formando umas cascas amareladas. O que pode ser e o que fazer?

    • 12 novembro 2013 at 09:27 #

      Olá Renata, tudo bem?

      Para ter um diagnóstico preciso, é necessário que você consulte um especialista, só ele poderá informar com certeza o que está acontecendo.

      Um abraço.

  29. katia
    21 novembro 2013 at 01:54 #

    Oi, sinto muita coceira e frequentes. Me falaram que poderia ser alergia de sabonetes, perfumes e cremes, pode ser verdade.

    • 06 janeiro 2014 at 11:10 #

      Olá Kátia, tudo bem?

      Pode ser alergia aos componentes das fórmulas dos cosméticos usados, mas caso você suspenda o uso e os sintomas não passem, o ideal é que você procure a opinião de um especialista.

      Um abraço.

  30. Daiane cesario
    24 novembro 2013 at 01:36 #

    ola .. tenho muita coceira no ouvido, o pior que ñ tenho nem uma cera no canal, nem uma mesmo. percebo que quando coço com o cotonete não vem nada, uma uma pele branca como estivesse descamando.. quando criança tomava muito banho de piscina, nunca tive for de ouvido, porem escuto de vez enquanto uns zunbido, e constantemente essa coceira. ate mesmo de vez enquanto para nao coçar eu pingo uma gota de alcool a 70% e arde muito, o que isso pode ser?

    • 06 janeiro 2014 at 11:07 #

      Olá Daiane, tudo bem?

      Jamais podemos usar a automedicação, pois é uma decisão arriscada.
      O ideal é que você procure auxílio de um especialista e relate a ele tudo o que sente.

      Um abraço.

  31. Ana Lucia
    25 novembro 2013 at 17:55 #

    Meu ouvido coça muito, era só o esquerdo, agora o direito também.E de 2 (duas )semanas para cá estou ouvindo muito pouco do direito é como se estivesse obstruido com um líquido grosso. Estou tomando antinflamatório e colocando remédio nos dois. Mas a coceira continua. Por que será que estou ouvindo tão pouco?

    • 06 janeiro 2014 at 11:05 #

      Olá Ana Lúcia, tudo bem?

      Pode haver um acúmulo de secreção e essa pode ser a causa de você estar ouvindo pouco.
      O ideal é procurar a ajuda de um especialista.

      Um abraço.

  32. 03 dezembro 2013 at 17:07 #

    tenho muiita coceira nos ouvidos ja consultei e o medico falou que nao tem cera no ouvidoindicou para eu usar antes do banho olhe de amendoa doce e 7 dias diprosalic fiz tudo isso , isso ja fas uns 3 anos nunca passo total a coceira continua sem cera e cosando muito.,

  33. lucas
    03 dezembro 2013 at 22:10 #

    Tenho um incômodo horrível no ouvido e toda hora tenho que prender a respiração pra poder voltar ao normal mas ultimamente nem isso tem adiantado e também coça de vez em quando. Uso cotonete quase todo dia dps que começei a ter esses incômodos é quase um vicio. Poderia me ajudar?

    • 06 janeiro 2014 at 11:40 #

      Olá Lucas, tudo bem?

      O ideal é que você procure um especialista e informe a ele o que está acontecendo.
      Somente ele poderá diagnosticar.

      Um abraço.

  34. fernanda
    10 dezembro 2013 at 12:43 #

    Olá, eu sempre costumei a pingar água no ouvido. A água entra facilmente e faz uns barulinhos e entope, depois sai e eu enxugo. Isso é diferente e estranho por que não entope e irrita como a maioria das pessoas, faz cócegas. Por que isso acontece?

    • 06 janeiro 2014 at 11:39 #

      Olá Fernanda, tudo bem?

      Cada organismo reage de uma forma, talvez por isso você não tenha problemas, o que se torna muito bom a seu favor, rs.

      Um abraço.

  35. 10 dezembro 2013 at 23:29 #

    Olá, boa noite. Adorei o artigo e fiquei com uma duvidazinha…

    Eu tenho uma coceira no ouvido que só pode ser sanada de duas formas: ou coçando o meu ouvido com algo pontiagudo (caneta, exemplo) ou comendo algo que arranhe a garganta (farinha, exemplo). Tenho rinite alérgica toda vez quando o odor da tinta de pincel para quadro branco (sou professor) atinge o meu nariz. Esses problemas podem estar relacionados.

    • 06 janeiro 2014 at 10:33 #

      Olá Maxxi, tudo bem?

      Os sintomas podem estar relacionados, mas somente um especialista conseguirá te informar com certeza essa relação e como fazer para evitar que isso aconteça.

      Um abraço.

  36. Giovanna
    15 dezembro 2013 at 01:37 #

    Sinto mt coceira no ouvido e sempre tive a curiosidade de saber pq o meu ouvido coça quando bebo algum liquido, seja quente ou gelado.

  37. 18 dezembro 2013 at 01:28 #

    Oi, super bom o texto.
    Queria alguma opnião urgente!!!

    A 05 dias atrás cocei meu ouvido com um bocal e logo em seguida senti uma dor fina , pois bem, meu ouvido fechou de tudo, sinto fortes dores, pontadas, zumbidos, estou à 04 noites sem dormir.. O remedio que o médico passou em gotas: otosporin, ñ entra no ouvido, e estou tomando em comprimidos: amoxicilina 875 mg e aceclofenaco 100 mg em 12/12 horas. Já tomei 04 vezes e ñ faz efeito.
    Será que estou tomando a medicação certa? .. O que posso fazer para meu ouvido abrir novamente? .. Será que perfurei o timpano? .. Óleo de coco é bom para sicatrizar? ..

    Alguém da opnião ai, o que devo fazer?

    • 06 janeiro 2014 at 10:28 #

      Olá Júnior, tudo bem?

      A nossa dica é que você procure outra opinião e busque outro especialista, ele é quem pode te fornecer as informações que busca.
      O ideal é que não haja a automedicação por indicação de amigos ou etc. Somente um especialista saberá indicar o melhor tratamento para você.

      Um abraço.

  38. suely
    30 dezembro 2013 at 15:01 #

    vali a pena

  39. Carla
    01 janeiro 2014 at 14:07 #

    Ola! Adorei o blog e achei bem interessante uma empresa do ramo da farmácia fazer um blog para tirar dúvidas. Eu tenho coceiras no ouvido devido a alergia. Sempre vou ao otorrino e ele me recomendo um remédio que gotejo nos ouvidos durante um tempo. Após um tempo que o rermédio acaba, a coceira retorna. Ainda não achei forma altrnativa para controlar este problema.
    Muito obrigada.
    http://Www.testandocomacarla.blogspot.com.br

  40. Joice Cristina
    10 janeiro 2014 at 18:21 #

    tenho coceira intensa nos ouvidos, saem casquinhas brancas, mas nao sei o que é , coça demais e os ouvidos estao limpos..o que pode ser?

  41. 14 janeiro 2014 at 16:31 #

    oi! minha filha tem 4 anos e agora ela começou a reclamar de coceira no ouvido quando esta comendo o que pode ser isso???

  42. Belisa Simao
    29 janeiro 2014 at 17:18 #

    Tou cm coceira na orelha, sera k tou gravida?

  43. Mayara
    15 fevereiro 2014 at 16:06 #

    Estou sofrendo disso, meu ouvido ficou uns meses coçando, depois tampou, fiquei três dias com o ouvido direito tampado, a clinica geral me passou o cerumim (que pra mim não fez efeito nenhum) e pediu que eu fosse a um especialista. Fui ao otorrino e fiz a limpeza e ja passou uma semana meu ouvido esta coçando muito e doendo, o que pode ser?

  44. Rachel
    15 março 2014 at 22:33 #

    Diprosalic solução tópica eh de pingarno ouvido?

  45. Gildeane
    21 março 2014 at 11:46 #

    estou com fungo no ouvido e nao aguento usar o remédio que o medico otorrino passou apos a lavagem pois quando coloco OtoBetnovate arde doi o que faço

  46. 29 março 2014 at 23:39 #

    Meu ouvido coça muito quando eu coço ele chega a doer um poucoo e antes de começar a coça da tipo uma pinicaçoees muito estranho ja ta assim algum tempo ja .

  47. Amanda
    31 março 2014 at 13:09 #

    Meu ouvido direito<< últimamente está coçando muito,e saindo "água" e cera,eu passo cotonete e depois fica a mesma coisa. Estou com uma ingua no ouvido direito!!! O que pode está acontecendo?

  48. CORALY N SILVA
    28 maio 2014 at 22:45 #

    CORALY – Eu sofria desses sintomas desde criança, em decorrencia de alergia-sinusite- laringite..coceira, espirro, muco etc. fui a varios médicos e nunca fiquei curada. resolvi atraves da nae natureza resolver meu problema- gargarejar várias vezes ao dia inclusive ao acordar e antes de dormir com o chá forte de ENTRECASCO DE AROEIRA (morno). INFALÍVEL.

  49. iara nobre jesus
    03 junho 2014 at 19:15 #

    olá sou IARA tenho coceira no ouvido sempre e aí começa doer o olho a nunca e embaixo mais o menos do lado direito da garganta o q devo fazer

  50. vitot
    26 junho 2014 at 11:15 #

    Todas as respostas do Dr° aconselha: “procure um especialista”. O problema é que não há especialista. Já fui em 9 otorrinos. E nenhum consegue solucionar. E aí? Ou as faculdades estão vendendo diplomas ou a ciência sabe muito pouco ainda sobre esse tema. Vou tentar por minha conta e risco uma série de experimentos e analisar o que alivia a coceira.

    • 26 junho 2014 at 11:21 #

      Olá Vitor, tudo bem?

      É necessário que se busque um especialista, pois cada caso deve ser avaliado separadamente. De repente, o que dá certo para um, pode não funcionar no outro. Cada organismo reage de uma forma, por isso é necessário o acompanhamento médico.
      Não é aconselhável a automedicação, principalmente em uma área tão sensível. Você deve ter muito cuidado para não piorar os seus sintomas. A melhor medida ainda é procurar um especialista.

  51. Rossana
    30 junho 2014 at 22:51 #

    Oi, meu ouvido coça muito é irritante demais, mas ele não tem secreção, só coça, mesmo assim, não aguento, às vezes estou deitada,já indo dormir, e ele coça, qual melhor remédio?

    • 03 julho 2014 at 14:57 #

      Olá Rossana, tudo bem?

      Existem vários motivos para a coceira do ouvido, fica difícil dizer o que realmente é sem que haja um exame clínico para o diagnóstico. Procure um especialista, pois ele é a melhor pessoa para te explicar o que pode ser e receitar o melhor remédio.

      Um abraço.

  52. josiane
    14 julho 2014 at 22:13 #

    meu ouvido tem uma coceira insuportável.
    e a noite escorre um líquido claro que rapidamente seca e vira uma camada de cera branca e ressecada na parte de fora.
    o que posso usar pra parar com a coceira?

  53. Alex Montibeller
    27 julho 2014 at 22:39 #

    Meu ouvido coça bastante e do nada para. Isso acontece todos os dias, o problema é que se eu ignorar e não coçar com algo minha orelha e ouvido começam a ficar muito quente a ponto de ficarem totalmente dormentes (isso acontece somente no ouvido direito)

  54. Emerson Felipe
    02 agosto 2014 at 14:19 #

    Olá a todos, gostaria de saber o que acontece comigo, pois de alguns dias pra cá comecei sentir uma dor no maxilar, e acompanhando essa dor venho sentindo a impressão de que há algo se mexendo no meu ouvido esquerdo, as vezes vai até a parte interna da orelha, passo o dedo, olho no espelho e não vejo nada. Gostaria de ter uma luz, se é algum sintoma comum de algum problema conhecido…Me ajudem por favor.

  55. Fatinha
    06 agosto 2014 at 20:07 #

    Já que aqui não tem solução..tudo é pra procurar médico..então pra que procurar a Drogaria Onofre? Não resolve nada..tudo é procurar médico? Como se médico fosse fácil assim..? Caríssimo e o Governo não tem saúde pra ninguém.!! Lamentável…

    • 22 agosto 2014 at 11:03 #

      Olá Fátima, tudo bem?

      O correto é sempre procurar um médico, pois somente o médico pode indicar o que está havendo realizando exames clínicos e laboratoriais.
      A ação dos farmacêuticos colabora e muito, mas não pode substituir a presença do médico.
      A Drogaria Onofre está à disposição para dar andamento ao tratamento recomendado pelo médico.

      Um abraço :)

  56. 11 agosto 2014 at 20:24 #

    Eu tenho uma coçeira horrivel no ouvido esquerdo, ñ lembro quando começou, já faz uns dias, eu alivío a coçeira usando cotonete, mas sinto que ele agora tá inflamado e sai um liquido quando limpo. Mais sem odor.e já sinto q ñ ouço bem quando ñ o limpo. OQ PODE SER??

  57. Sarah .
    14 agosto 2014 at 19:12 #

    URGENTE ! Meu ouvido coça demas.. e onteim coçei dimas logo a nt começei da umas toturinhas e meu ouvido zumbinu joguei agua e sequei mas ai melhoro so um pouco e quando do uns soluços parece q sai nu ouvido direito e muito estranho como ele esta to preocupada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 130 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: