Cansaço Mental: Você sabe o que significa?

Diante da avalanche de informações que recebemos diariamente, nosso cérebro fica sobrecarregado e “cansado” e sua forma de pedir socorro é mandando um sinal ao corpo, sinalizando que algo está errado, o que gera o cansaço mental.

O cansaço mental pode ser ocasionado pelos hábitos de vida, que para a grande maioria da população costuma ser estressante, má alimentação, falta de algumas vitaminas essenciais ao organismo e demais problemas como preocupação, ansiedade, etc. Com o cérebro sobrecarregado, os primeiros sintomas começam a surgir, são eles:

  • Esquecimento e a falta de atenção e o desinteresse em realizar atividades cotidianas.

Não há idade específica para o surgimento do cansaço mental, todos estão sujeitos a situações que sejam estressantes, cansativas e com sobrecarga.

 

Bebês e crianças:

  • Quando bebê, o indivíduo experimenta pela primeira vez sensações como dor e desconforto, isso pode causar estresse e sobrecarga.
  • Na fase criança, temos contato com um mundo diferente, começamos a ter escolhas próprias, como a cor da roupa e o que vamos usar, por exemplo. São os primeiros anos escolares, onde a criança descobre o que é prova e a responsabilidade de estudar para ser aprovado. Para lidar com tudo isso, a criança acaba desenvolvendo uma sobrecarga e pode surgir o cansaço mental.

Adolescentes e jovens:

  • Há quem diga que a adolescência é a fase mais complicada do ser humano, pois a cada fase é uma nova descoberta e tudo isso dá um nó na cabeça dos adolescentes. Os jovens, nessa fase, começam a ter noções de responsabilidade, assumir suas próprias contas e correr atrás da carreira se preparando para o vestibular, por isso, é normal em certos momentos a sensação de sobrecarga, de cansaço e os sintomas como esquecimento e desmotivação.

Adultos e Idosos:

  • Na fase adulta as responsabilidades aumentam, a rotina se torna estressante, são as contas do mês, o colégio das crianças, o carro que quebrou e etc. Essa é a fase que cansaço mental mais se manifesta, por isso os adultos precisam estar atentos aos sintomas.

Evitar o cansaço mental pode ser uma tarefa difícil, mas os métodos são fáceis:

  • Mantenha a calma e se necessário faça uma pausa durante o dia;
  • Defina limites e não force seu corpo a ir além do que ele pode, seja controlado;
  • Alimente-se bem e dispense comidas muito gordurosas ou açucaradas.
  • Divirta-se, tenha um tempo para liberar sua energia, pratique algum esporte, assista um filme, relaxe, pois somente assim conseguirá manter o cérebro em equilíbrio.

Atualmente há maneiras de cuidar do organismo de forma mais “reforçada” e evitar o cansaço de forma mais eficaz.

 

Yummi Bears Frutas e Vegetais | Supradyn Ativa | Centrum

Esteja atento a todos os sinais que o seu corpo te der, pois o cansaço mental pode comprometer a sua qualidade de vida e o seu desempenho físico.

As vitaminas são ótimas opções para repor os reforços que o organismo está precisando e ter mais disposição, por isso seu consumo pode ser adotado como medida saudável e qualidade de vida.

Para quem quer viver bem, todos os dias.

be Onofre, be Complete.

Tags:, , , ,

Categorias Saúde

Author:Drogaria Onofre

A Drogaria Onofre é uma rede de drogarias que possui 40 lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, além de comercializar medicamentos e produtos de perfumaria pela internet com uma loja online e por call center, por meio do serviço de delivery Onofre em Casa. Agora temos mais um canal de contato direto com você o "be Onofre". Vamos dividir experiências e descobertas. be Onofre, be complete.

Conecte-se com a Onofre!

Subscribe to our RSS feed and social profiles to receive updates.

3 Comentários em “Cansaço Mental: Você sabe o que significa?”

  1. Lourdes Martins
    19 outubro 2012 at 18:41 #

    a palavra complementar saiu errada

    ________________________________

  2. Sonia Aguiar
    08 agosto 2013 at 14:52 #

    Vivo cansada o dia todo e também esqueço onde coloco coisas . Há meses estou assim,qual medico procurar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 120 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: