Infecção Urinária: Na gravidez o risco é maior

O período da gestação é o momento em que todas as mamães querem aproveitar ao máximo cada experiência. Com tantas mudanças acontecendo no corpo, muitas vezes a defesa natural contra agentes externos fica prejudicada, o que pode implicar em alguns problemas que causam consequências sérias, como a infecção urinária que, em alguns casos, pode provocar o aborto.

A infecção urinária, infelizmente, é mais comum do que se imagina entre as gestantes, acontece em torno de 10% a 12% delas. É considerada infecção urinária ou também infecção do trato urinário quando um dos órgãos, como rins, bexiga e/ou uretra é contaminado por bactérias que causam a infecção, que pode ser sintomática ou assintomática.

 Infecção urinária na gestação 1

A anatomia do corpo feminino deixa o organismo mais vulnerável a infecções urinárias, pois a uretra, canal que leva a urina da bexiga para a vagina, é mais curta e como fica próximo ao ânus, a contaminação pode ser feita com mais facilidade e durante a gravidez o risco é maior, pois a imunidade está mais baixa.

Alguns fatores podem favorecer as causas da infecção urinária ser mais frequente durante a gravidez, como o aumento da circulação sanguínea na região pélvica, causando o aumento da umidade, o que facilita a passagem das bactérias do ânus para a uretra.

Outro fator que pode potencializar o surgimento da infecção urinária é o aumento do tamanho do útero, causando a compressão dos ureteres (vias do aparelho urinário), com isso pode ficar acumulada urina no canal e, como há uma concentração grande bactérias, pode facilitar o surgimento da infecção urinária.

O primeiro trimestre da gravidez é o período mais susceptível ao surgimento da infecção urinária, o caso mais comum é a infecção baixa, na bexiga, chamada de cistite, a bactéria causadora é “Escherichia coli” uma bactéria integrante da flora intestinal. Nesse caso a infecção urinária é mais branda, mas se não for tratada há tempo e corretamente pode levar ao aborto e seus sintomas mais comuns são: ardência ao urinar, dor na pélvis e coloração mais escura da urina. O tratamento costuma ser com medicamentos, mas somente o médico pode indicar qual será o tratamento a ser seguido.

Há também um tipo de infecção que acontece com mais frequência no último trimestre da gravidez, um caso bem mais grave conhecido como infecção alta, que acontece nos rins, chamada de pielonefrite. Esta costuma ser assintomática, por isso não é possível percebe-la e os sinais aparecem quando já está no estágio mais grave, quando já atingiu os rins. Os sintomas são: febre, calafrios, dor lombar, náuseas e vômitos.

Infecção urinária na gestação 2

Conheça nossa seção de cuidados com a mamãe no site

As toxinas liberadas pelas bactérias aumentam o risco de abortos, trabalho de parto prematuro, retardo do crescimento fetal, entre outros, por esse motivo é importante que se faça o exame de urina com frequência, sempre que o médico solicitar.

Para evitar a infecção urinária é preciso tomar alguns cuidados como:

  • Tomar muito líquido: O ideal são 2 litros por dia;
  • Não segurar o xixi: Segurar a urina pode aumentar o risco de infecção;
  • Urinar várias vezes ao dia: Para fazer a limpeza do canal urinal;
  • Urinar após a relação sexual: Para eliminar as bactérias.

Fique atenta caso perceba alteração no cheiro e na coloração da urina, pois são sinais de que alguma coisa está errada, por isso não deixe de fazer o pré-natal e fazer os exames de urina que o médico solicitar.

Seguindo esses cuidados sua gestação terá muitos momentos agradáveis e somente boas lembranças.

Para a mamãe que só quer ter boas experiências na gravidez.

be Onofre, be Complete

Tags:, , , , , ,

Categorias Gestação

Author:Drogaria Onofre

A Drogaria Onofre é uma rede de drogarias que possui 40 lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, além de comercializar medicamentos e produtos de perfumaria pela internet com uma loja online e por call center, por meio do serviço de delivery Onofre em Casa. Agora temos mais um canal de contato direto com você o "be Onofre". Vamos dividir experiências e descobertas. be Onofre, be complete.

Conecte-se com a Onofre!

Subscribe to our RSS feed and social profiles to receive updates.

2 Comentários em “Infecção Urinária: Na gravidez o risco é maior”

  1. J.Dias
    18 setembro 2013 at 14:14 #

    Sempre tive dor ao urinar, me os médicos sempre diagnosticou como cistite ,estava gravida de 12 semanas quando comecei ter muita dor nas costas próximo dos quadris, com corrimento muito escuro, foi a emergência varias vezes com dor e corrimento, diziam que normal na gravides, acabei perdendo meu bebe por causa de infecção de urina detectada na coleta do aborto foi muito dolorido tanto a perda do bebe quanto saber que descaso dos médicos acharem que tudo é normal. ERA MINHA PRIMEIRA GRAVIDEZ muiiiiito esperada,
    venho aqui alerta gravidas ou futuras gravidas que qualquer dor por mínima que seja vá ao hospital ,vá a outros médicos para ter outras opiniões ,ah DOr da perda não passa aprendemos a conviver com ela, principalmente se poderia ser evitada.
    a detectada Escherichia coli

  2. lidia
    27 novembro 2013 at 11:25 #

    ola estou gravida de dois meses e estou com muita dor ao urinar e ao ter relaçoes sexuais queria saber quais sao esses sintomas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 121 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: