Dentes de Leite: Saiba quais são suas funções

As crianças passam por muitas fases até se tornarem adolescentes, ainda bebês aprendem muitas coisas que são fundamentais para o seu desenvolvimento, como engatinhar, andar, mastigar a papinha, falar, deixar de usar a fralda, entre outros. Em todos esses momentos os pais estão sempre por perto, mas chega a hora em que as crianças precisam aprender alguns cuidados para fazerem sozinhas.

Um dos cuidados principais é com os dentes, quando as crianças estão um pouco maiores começam a ter uma alimentação onde as guloseimas são a preferência, por isso os dentes acabam sofrendo com as consequências do açúcar.

Cuidados com os dentes na infância 1

Os dentes de leite começam a nascer em torno dos 12 meses sendo 20 no total, 10 em cada arcada, eles começam a cair por volta dos 6 anos e esse processo pode durar até os 11 anos, quando encerra toda a troca dos dentes.

Muitos pais têm uma opinião errada quanto aos cuidados com os dentes de leite, pois acreditam que os cuidados com a higiene bucal precisam ser intensificados somente com os dentes permanentes, isso é um erro, pois os dentes de leite são como desbravadores, abrem caminho para os permanentes enquanto estão sendo formados.

Caso os cuidados com a higiene bucal não sejam eficientes e os dentes de leite sofram algum dano, pode prejudicar o nascimento dos dentes permanentes, além de afetar a questão psicológica da criança, pois esteticamente pode causar um trauma afetando sua forma de relacionamento, afastando-a de outras crianças.

Veja quais são as funções dos dentes de leite:

  • Mastigação

Os dentes são responsáveis pela mastigação, assim as crianças aprendem a ter o hábito de mastigar corretamente, além disso, são fundamentais para o desenvolvimento correto da articulação da face.

  • Fala

Os dentes de leite são de grande importância para o desenvolvimento da fala, por isso quando não são bem cuidados e caem antes da hora, a criança pode ter dificuldade em articular alguns fonemas.

  • Desenvolvimento da face

Para que a arcada seja desenvolvida corretamente de uma forma harmoniosa, os dentes de leite nascem e caem na hora certa e isso é fundamental para o desenvolvimento perfeito da parte óssea da face.

Muitos são os fatores positivos dos dentes de leite, portanto fica claro que os cuidados precisam começar cedo, logo que os primeiros dentes aparecerem, assim poderá ser evitado problemas que futuramente precisem de um tratamento mais complexo.

Os especialistas recomendam que as visitas ao consultório dentário comecem por volta dos 2 anos, para que o profissional possa acompanhar o desenvolvimento dos dentes da criança.

Alguns cuidados podem ser seguidos para que os dentes de leite estejam sempre saudáveis, como:

  • Acompanhar a escovação, principalmente das crianças menores que ainda não tem coordenação motora suficiente para realizar a higiene bucal de forma      adequada;
  • Cuidar  da dieta alimentar e evitar oferecer doces;
  • Incentivar a criança a manter a higiene bucal, fazer com que ela entenda que isso é necessário e importante para a saúde, uma boa dica é fazer isso de forma      divertida.

Cuidados com os dentes na infância 2

Escova Dental Galinha Pintadinha - Gel dental Colgate Júnior Barbie e Spider-Man – Escova Dental Colgate Classic - Creme dental Tandy Uva

Para cuidar dos dentes dos pequenos de forma divertida.

be Onofre, be Complete

Tags:, , , ,

Categorias Bebê e Criança

Author:Drogaria Onofre

A Drogaria Onofre é uma rede de drogarias que possui 40 lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, além de comercializar medicamentos e produtos de perfumaria pela internet com uma loja online e por call center, por meio do serviço de delivery Onofre em Casa. Agora temos mais um canal de contato direto com você o "be Onofre". Vamos dividir experiências e descobertas. be Onofre, be complete.

Conecte-se com a Onofre!

Subscribe to our RSS feed and social profiles to receive updates.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 121 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: