A maternidade é, e sempre será, um grande desafio para os pais, mas, hoje em dia, os papais e as mamães de primeira viagem encontram um número infinito de informações sobre o cuidado com os pequenos em livros, sites, palestras e aplicativos. A chegada de um bebê exige atenção redobrada dos pais e a forma como são estimulados nos primeiros meses de vida é fundamental para que cresçam de maneira saudável.

Embora os cuidados variem de criança para criança, listamos alguns hábitos e truques que ajudam, e muito, a passar com mais calma pelos primeiros meses do bebê e que toda mãe deveria saber:

 Aprenda a amamentar

Não é por acaso que a OMS recomenda que a amamentação seja exclusiva durante os seis primeiros meses, o aleitamento materno é extremamente benéfico para desenvolvimento cognitivo e a imunidade do bebê, além de protegê-lo de diversas doenças. Quanto maior o tempo de aleitamento, mais protegida a criança está. Mas também é muito importante que as mães e os familiares saibam como fazê-lo. Procure entender como o leite é produzido, qual a melhor posição para amamentar e os produtos que auxiliam nesse procedimento. Não tenha medo fazer um curso ou de consultar as enfermeiras e outras mães para pegar dicas.

 De muito carinho

Criar vínculos e ter contato com os pequenos é extremamente importante para o seu desenvolvimento. Receber amor e atenção contribui para o desenvolvimento neurológico e para a imunidade do bebê que também se sente mais seguro e com uma base emocional solida. Não economize nos cuidados e atenção!

 Cuide do sono do bebê

É impossível estabelecer uma rotina de sono durante os seis primeiros meses do bebê porque ele ainda não entende que tem essa necessidade, mas dormir bem é algo muito positivo para ele já que é por meio do sono que os hormônios e as células responsáveis pela manutenção do organismo são produzidos e que a memória é consolidada. Foque em fazer com que os pequenos descansem a quantidade necessária de acordo com a idade, independente de já ter uma rotina estabelecida.  Segundo especialistas, os pais devem começar aplicar técnicas para que o filho durma em horários específicos, somente após o sexto mês de vida.

Brinque com o pequeno

O tempo brincando com o bebê nunca é desperdiçado. Brincar com a criança estimula sua criatividade e o desenvolvimento cognitivo, além promover a interação da família, de modo que ela se sinta mais segura e amada. E pode esquecer a televisão, o segredo é entretê-los com brinquedos e atividades simples que estimulem o aprendizado.

Não tenha medo dos novos alimentos para desenvolver o paladar

A amamentação é muito importante, porém, durante a introdução de alimentos diferentes do leite materno, é importante variar, ao máximo, a oferta de sabores aos bebê. É só ficar atenta aos itens indicados para crianças menores de 1 ano e evitar alimentos cheios de açúcar, gordura e sódio.  Frutas, verduras, legumes, temperos naturais em diferentes preparações estão liberados.

Fonte: Bebe.com

Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestShare on Google+Email this to someone