Quem vive em grandes centros urbanos é quase que obrigado a conviver diariamente com a ansiedade. Em graus mais elevados, o sentimento pode gerar estresse, conhecido como o mal do século XXI. Seja no trabalho, em casa ou no trânsito essa onda de sentimentos pode causar consequências não muito satisfatórias para a qualidade de vida.

O estresse pode afetar o temperamento, por isso selecionamos cinco dicas para que seja possível aliviar o estresse e evitar que ele interfira demais em nossas vidas.

A primeira dica importante é ter um hobby. Todo mundo precisar praticar uma atividade que proporcione prazer. Por serem práticas que não envolvem cobranças, a atividade ajuda a desligar dos problemas rotineiros.

A segunda dica é valorizar o sono. Muitas vezes em função da rotina agitada deixamos de lado um dos melhores remédios para diversos problemas: o sono. Uma noite bem dormida permite selecionar os pensamentos que realmente são reais e importantes.

Evitar brigas desnecessárias também é um ponto positivo para fugir do estresse. Nem sempre precisamos nos posicionar durante uma discussão e nem mesmo levar tão a sério algo dito pelas pessoas em um momento de conflito. Tente não embarcar nas provocações dos outros. Se preciso conte até dez mentalmente.

Outra dica importante é se organizar. Quarto bagunçado, mesa do trabalho atolada de papéis e caixa de e-mail lotada são exemplos de desorganização que influenciam no estresse diário. Afinal, é fácil se irritar quando não achamos o que procuramos. Se você tem tudo organizado, perceberá que fica muito mais fácil desempenhar as atividades rotineiras sem estresse.

Para finalizar, os momentos de lazer também são importantes. Uma viagem, um encontro com os amigos, um bom bate papo tem poderes relaxantes e devem ser tratados como uma prática obrigatória para manter a qualidade de vida.

Fontes: Unifesp e Universia

Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestShare on Google+Email this to someone