Não existe nada mais esperado para o fim de ano do que saborear as delícias servidas nas ceias de Natal e Ano Novo, momento em que muita gente aproveita para “enfiar o pé na jaca”. Mas entre peru, farofa, tender, pavê, rabanada, vinho, cerveja e refrigerante é importante também cuidar da saúde para que os excessos não acarretem problemas futuros.  Com algumas dicas é possível manter uma alimentação saudável e balanceada em meio as inúmeras confraternizações e festas de fim de ano.

De forma simples, conseguimos deixar as refeições mais equilibradas sem nos privar de nenhum alimento. Comer porções pequenas dos pratos tradicionais da época, permite provar um pouco de cada opção do cardápio sem exageros.

Para o preparo das receitas, a sugestão dos nutricionistas é substituir ingredientes. Troque o açúcar refinado por um adoçante culinário, leite integral por desnatado, arroz tradicional pelo integral e até mesmo a farofa pode ganhar cara nova utilizando vegetais como cenoura ralada, abobrinha e couve.

Nessa época do ano, as frutas como ameixa, uva, melancia, pera e pêssego, ganham destaque e são sempre muitos bem vindas para adoçar os pratos no lugar de sobremesas mais calóricas. As frutas secas também são indicadas e fazem muito bem à saúde.

Consuma bebidas alcoólicas com moderação e dê preferência às carnes brancas e grelhadas. Saladas de folhas estão liberadas e a dica é temperá-las com azeite que também oferece inúmeros benefícios.

E lembre-se: não é porque as festas chegaram que devemos abandonar os hábitos saudáveis.

Não pule refeições, nem deixe de praticar atividades físicas, pois elas contribuem para manter o metabolismo ativo.

Cuide-se e Boas Festas!

Fonte: Nutrição Prática Saudável e Dicas de Mulher

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