A maternidade é uma fase da vida cheia de mistérios e novas experiências, mas hoje, as mamães de primeira viagem tem o auxílio da internet e da tecnologia para cuidarem de seus bebês com mais praticidade e segurança. Com a ajuda dessas ferramentas ficou bem mais fácil identificar as necessidades dos pequenos e atendê-las da melhor forma possível.

Essa modernidade também se aplica aos produtos desenvolvidos especificamente para o público infantil, segmento que tem crescido mais e mais a cada ano, com uma infinidade de opções. Mas antes de papais e mamães se entusiasmarem com as ofertas, é importante conhecer os itens que são realmente indispensáveis nos primeiros anos de vida do bebê e em quais fases devem ser utilizados:

Termômetros: para os recém-nascidos, este é um item essencial, mas deve ser bem escolhido. No início, dê preferência aos modelos de ouvido ou testa que garantem maior praticidade de uso, pois os bebês estranham bastante o uso de termômetros tradicionais nesta fase. Outra dica, é utilizar os medidores de temperatura para banheira para a regular a temperatura da água que também ajudam muito nos primeiros meses.

Álcool 70% ou antisséptico: nas primeiras semanas de vida o cuidado com o coto umbilical é muito importante para que o local fique limpo até que esteja totalmente cicatrizado. A higienização deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia, assim como os produtos acima.

Algodão: dê preferência aos que possuem formato de bolinha, que são mais higiênicos e podem ser utilizados para a higienização dos pequenos de diversas maneiras, inclusive substituindo os lenços umedecidos.

Bolsa de água quente: grande aliada contra as temidas cólicas, as bolsas térmicas podem ser encontradas também na versão em gel que pode ser aplicada quente ou fria, mas devem ser utilizadas com cuidado para sempre proteger a pele do bebê. 

Tesoura sem pontas: cortar a unha dos pequenos é uma tarefa um pouco assustadora no início, mas indispensável para evitar cortes e arranhões na pele dos bebês.

Sabonete: Outro item que não pode faltar na lista. Nos primeiros anos de vida, o banho deve ser dado apenas com sabonete neutro. O recomendado é experimentar uma determinada marca e observar se o pequeno apresenta algum tipo de alergia, antes de sair estocando o produto.

Pomada contra assaduras: Utilizado a cada troca de frauda, este é um produto com muitas opções de marcas no mercado e também devemos observar se não apresenta reações na pele do bebê que pode ter mais ou menos assaduras, dependendo da marca.

Escova de cabelo: a não ser que o bebê nasça muito cabeludo esse é um item pouco usado no início, ainda assim, opte por modelos com cerdas macias e flexíveis, para não machucar o couro cabeludo.

Protetor solar e repelente infantil: esses produtos só podem ser utilizados em bebês maiores de 6 meses. É importante conversar com um pediatra e avaliar se existe a necessidade de aplicá-los de acordo com a rotina do bebê.

Fonte: AbcMed e Pampers

Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestShare on Google+Email this to someone