Há poucos dias do Carnaval, a maioria dos brasileiros está bastante empenhada em escolher a fantasia e qual o melhor bloco de rua, festa ou dia de desfile para curtir a folia. Mas mesmo na época mais festiva do ano, é importante tomar alguns cuidados antes de se jogar na festa. Para isso, separamos algumas dicas de pré-carnaval para aproveitar os dias de agito sem imprevistos.

Mantenha a organização

A folia virou um negócio sério com a explosão dos blocos de rua e cada vez mais opções para se divertir antes durante e depois do final de semana oficial de carnaval. Escolher uma boa fantasia, sapatos confortáveis, a melhor opção para guardar seus pertences entre bolsa, pochete e carteira, e claro, definir qual será o roteiro de cada dia, exige organização. Planeje-se com antecedência sobre o local de encontro, confirme os horários e endereços da concentração de blocos e das festas que tomam conta da cidade para não correr o risco de perder nada.

Escolha fantasias e adereços confortáveis

No Carnaval pode tudo.  Misturar listra e estampa, usar cores vibrantes, maquiagens coloridas, mas para curtir os dias de festa sem alergias, irritações e até pequenos ferimentos é preciso tomar alguns cuidados. Seja criando algo em casa ou comprando sua própria fantasia, certifique-se de utilizar tecidos leves e com material resistente. Para itens como tiaras, colares, brincos, óculos e demais adereços que fiquem em contato com a pele, veja se estão revestidos de forma adequada, não soltam tinta, nem cheiro ou são produzidos com material cortante. Tome cuidado também com os sprays de espuma que são altamente inflamáveis.

Aposte na Vitamina C

Para os foliões que desejam encarar o sol e a chuva sem surpresas, a recomendação é o consumo de muita vitamina C.  Encontrado em frutas cítricas, como a laranja, o limão e verduras, como a salsa, esse nutriente auxilia no fortalecimento do sistema de defesa do organismo, evitando aquela gripe indesejada, além de ser rico em serotonina, o que melhora o humor e acaba com a indisposição.

Tenha um kit de sobrevivência

Passar o dia todo na rua ou a madrugada nos desfiles exige disposição e alguns itens serão essenciais para encarar longas horas em pé, no sol/chuva e contando com banheiros públicos ou químicos. Desodorante, protetor solar, prendedor de cabelo, lenço umedecido e óculos de sol são alguns produtos que ajudam a proteger o corpo e manter a higiene durante a agitada rotina de Carnaval. São itens fáceis de achar e você pode deixar tudo separado com antecedência, evitando imprevistos desagradáveis.

Fonte: Mistério da Saúde/Portal Vix

Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestShare on Google+Email this to someone