Uma das delícias da chegada do fim do ano é o início do horário de verão que dá uma hora a mais para curtimos os dias de sol e calor. Porém, muita gente sofre com as altas temperaturas que podem atrapalhar as horas de sono. Por isso, trazemos algumas dicas para ajudar a garantir um sono bem mais tranquilo.

Com o verão se aproximando, um dos fatores que contribui para ter uma boa noite de descanso, é escurecer o quarto, pois a melatonina, hormônio responsável por promover a sensação de sono no organismo, só é produzida na escuridão. Quanto mais escuro o ambiente, mais fácil fica para dormir.

A qualidade do sono também pode melhorar muito com alguns truques e mudanças de hábitos. Evitar o consumo de álcool e fazer refeições leves é uma das dicas, pois a bebida pode até deixar a pessoa sonolenta, mas o sono acaba sendo sem qualidade e com despertar precoce. Como à noite o metabolismo é mais lento, a ingestão de alimentos mais saudáveis até duas horas antes de dormir, ajuda na digestão e evita a sensação de “peso no estômago” ao se deitar.

Enquanto no frio, os problemas para dormir se resolvem facilmente com o uso de vários cobertores, o calor exige que lençóis, fronhas e pijamas sejam de tecidos leves e que absorvam o suor, como algodão e linho. Evite materiais sintéticos e aposte em um banho de água morna antes de vestir o pijama.

Outro bom truque para reduzir o incômodo do calor intenso é umidificar o quarto com bacias de água ou toalhas úmidas, além de ficar de olho na ventilação do cômodo. Manter as janelas abertas, ligar o ventilador ou acionar o ar-condicionado é fundamental para garantir a circulação do ar e uma boa noite de sono.

Fonte: Instituto do sono/Abril

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