Assim como é importante se preparar antes de uma corrida, é igualmente necessário recuperar os nutrientes perdidos após a prática de exercícios físicos, mas sem perder os benefícios. Comer os alimentos certos na hora certa faz uma grande diferença e evita que o atleta sinta mal-estar ou fique excessivamente cansado.

Após uma maratona – ou após correr por mais de uma hora, – é necessário repor os nutrientes rapidamente, pois, nos primeiros 30 minutos após a corrida, o corpo ainda está bem receptivo para repor os carboidratos diretamente nos músculos. Então ingerir uma barrinha energética e líquidos repletos de eletrólitos imediatamente após a maratona é o ideal. Uma hora após o lanchinho, é importante comer uma refeição completa, com uma proporção de carboidratos e proteína de 4:1 para que os músculos se regenerem mais rapidamente.

Além disso, é essencial manter-se hidratado nas duas horas subsequentes à maratona, e alguns sucos podem ajudar na recuperação:

  • Beterraba com gengibre: a beterraba contém compostos que ajudam a oxigenar o sangue e o gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar a acalmar o estômago.
  • Melancia e cereja: as cerejas contêm antioxidantes, enquanto a melancia possui compostos que ajudam a diminuir a dor muscular após os exercícios físicos.
  • Pepino com coco: o pepino ajuda na hidratação enquanto o coco ajuda a repor eletrólitos e ajuda com a inflamação.
  • Chá verde com cenoura: a cenoura é rica em betacaroteno, importante para a saúde pulmonar e o chá verde possui catequinas que reduzem o dano muscular causado pelo exercício.

Gostaríamos muito de agradecer a todas as mulheres que participaram do desafio da Corrida Venus! A prática de exercícios físicos é essencial para manter a saúde em dia e se prevenir contra os perigos do sedentarismo, prolongando a vida e aumentando o bem-estar.

 

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