Ao iniciar uma nova prática de exercício ou introduzir um novo hábito à nossa rotina, é normal ficarmos ansiosos com a quantidade de informação que encontramos. Mas calma, o importante é a vontade de começar a prática de exercícios físicos e os detalhes podem ser deixados para depois.

Tratando-se de corrida, em primeiro lugar, é importante encontrar um par de tênis  adequado, pois o tipo de calçado pode mudar a forma como o atleta pisa e usar o sapato errado pode causar danos, principalmente aos joelhos. Portanto, vale a pena o investimento no tênis de corrida correto, poi isso diminui os riscos de lesões ou machucados.

Para as mulheres, é muito importante ter um top ou sutiã que dê um bom suporte na hora do exercício e um relógio de corrida pode ser útil para manter o seu progresso.

Com os equipamentos em mão, a dica é escolher exatamente os dias, horários e local do exercício para que você realmente se comprometa. Pode-se optar por uma corrida no próprio bairro, em um parque ou em qualquer lugar que tenha uma pista ou até mesmo uma esteira. É interessante anotar o compromisso na agenda e evitar escapadinhas – optar por exercícios matinais reduz a chance do surgimento de outros compromissos que possam atrapalhar a sua rotina.

Fazer um plano de corrida também ajuda a criar uma estrutura para as suas corridas. No começo, é bom se exercitar de três a quatro vezes por semana ou em dias alternados, para que o corpo tenha tempo suficiente para se recuperar e não surjam dores excessivas. Quanto à duração, ela pode variar muito e depende do seu condicionamento físico e do resultado que se pretende atingir.

Também pode-se optar por começar o treino com uma caminhada e progredir até a corrida, alternar entre caminhadas e corridas ou até mesmo correr continuamente. Nesse último caso, certifique-se de manter um ritmo confortável (você deve ser capaz de manter uma conversa enquanto corre. Se não conseguir falar, está indo rápido demais e é melhor diminuir o ritmo).

Com o tempo, o seu corpo começará a se adaptar ao exercício e ficará mais fácil aumentar o ritmo ou a duração das corridas.

 

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