No Brasil, o dia 26 de abril é dedicado à Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A doença é considerada um mal silencioso e atinge em média 25% da população, acarretando em 820 mortes por dia, 30 por hora e uma a cada 2 minutos, ou seja, cerca de 300 mil brasileiros morrem anualmente com a doença. Embora não tenha cura, é possível controlá-la por meio de mudanças de hábitos e práticas de exercícios físicos.

O número alarmante de mortes se dá pois grande parte da população desconhece os sintomas, e por isso só procura os centros médicos em casos emergenciais. A melhor forma de prevenção é realizar exames periódicos e consultar um médico cardiologista, ao menos, uma vez por ano. A hipertensão ocorre quando a pressão arterial está acima do limite considerado normal, ou seja, quando a máxima está em 12 e a mínima em 8.Pensando em uma maneira de minimizar esses números e conscientizar a população sobre os mitos e verdades sobre a hipertensão arterial, a Drogaria Onofre preparou uma lista com os principais fatores de risco.

São eles:

  • Hábitos alimentares irregulares com elevado consumo de sal e produtos industrializados;
  • Sobrepeso e obesidade que aceleraram em até 10 anos o aparecimento da hipertensão;
  • Tabagismo;
  • Hereditariedade: quem tem o pai ou a mãe com hipertensão tem 30% de chances de se tornar hipertenso;
  • DIabetes

A Drogaria Onofre realiza toda penúltima segunda-feira do mês a ação “Saúde em Dia”.  Neste evento, as unidades participantes da marca oferecem aos clientes serviços gratuitos de aferição de pressão e teste de glicemia. Os exames podem ser feitos no horário comercial e são conduzidos pelos farmacêuticos das próprias lojas.

Ao participar da ação, os clientes recebem uma carteirinha para fazer o acompanhamento mensal de seus resultados. Não deixe de participar para acompanhar a sua pressão e o seu nível glicêmico e saber como vai sua saúde.

Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestShare on Google+Email this to someone