O manto hidrolipídico é um hidratante natural produzido pelo organismo humano, com objetivo de manter o equilíbrio da pele, evitar o ressecamento e também protegê-la. É esta película que funciona como barreira natural para preservar a cútis de penetrações nocivas, como agentes poluentes e bactérias.

Por conta das baixas temperaturas e o clima seco de outono e inverno, é natural que essa camada protetora seja eliminada, uma vez que suamos menos e as células ficam mais “preguiçosas”, além disso a recorrência de banhos demorados e quentes favorece a retirada dessa proteção. Por isso é comum que no inverno a pele apresente vermelhidão, descasque facilmente e apresente sensibilidade.

Alguns cuidados simples garantem a manutenção da saúde da pele, principalmente o rosto, que fica mais exposto. Além de ingerir menos bebida alcoólica, o ideal é recompensar essa perda de hidratação com produtos emolientes, mas também que promovam renovação celular, compostos por água ou mesmo vitaminas do complexo B, como a biotina – ligada ao metabolismo das gorduras, carboidratos e proteínas.

Também conhecida como vitamina B7, ela é necessária para o bom funcionamento das células do nosso corpo, pois gera, por meio da produção de ácidos que mantém a pele em bom estado, hidratação na medida certa. Sendo assim, a pele não fica oleosa excessivamente, mas apresenta aquele viço saudável. A substância pode ser facilmente encontrada em alimentos como o leite e seus derivados, como queijo, manteiga e iogurte, também nas proteínas orgânicas, na gema de ovos, nozes, soja, amendoim, espinafre, couve-flor, arroz integral, banana, morango e melancia.

Como cuidado extra, já que nem sempre é possível manter a alimentação regular, há produtos que trabalham internamente na produção de elementos no organismo, favorecendo a absorção em uma dose correta diária.

Nossa dica é cuidar da pele de dentro para fora com nossos suplementos vitamínicos próprios para equilíbrio da pele. Acesse o site da Drogaria Onofre e confira todos os produtos para cuidar da pele e corpo neste inverno.

Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestShare on Google+Email this to someone