Caracterizado pelo clima rigorosamente seco e a temperatura fria, o outono é a época do ano com maior propensão a gripes e resfriados e também a época em que as pessoas com doenças crônicas, como asma, bronquite e outros problemas respiratórios, precisam ter um acompanhamento médico mais frequente. Por isso, é fundamental redobrar a atenção e garantir um cardápio balanceado, capaz de suprir as necessidades do corpo durante esse período.

Uma dica é incluir na dieta algumas vitaminas e sais minerais, consumir frutas que contenham vitamina C (laranja, lichia, limão, manga, kiwi, morango, acerola, caju, tangerina, melão e goiaba, por exemplo), beber bastante água para garantir a hidratação do corpo e se alimentar a cada três horas. Vale lembrar que as refeições intermediárias, ou seja, aqueles lanchinhos entre as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) devem ser leves e saudáveis. Seguir essa rotina vai manter o metabolismo trabalhando e os picos de energia constantes, além de diminuir o armazenamento de gordura e evitar picos de glicemia e insulinemia.

A nutricionista Regina Fiozzini recomenda incluir no prato alimentos como rúcula, aipim, nozes e sucos de abacaxi com hortelã, laranja e acerola. Frutas cítricas são ótimas opções para incrementar o cardápio. “Invista em uma alimentação balanceada e saudável, como o famoso arroz com feijão, rúcula com condimentos e um bife grelhado”, diz.

Ensopados também são uma ótima opção no outono, pois neles pode-se misturar diversos nutrientes em uma única alimentação, além de garantir energia e vitamina ao organismo. Invista nas receitas com legumes, feijão e carnes cozidas.

A endocrinologista Dra. Myrna Campagnoli afirma que mesmo durante as temperaturas mais amenas é possível cuidar bem da saúde e se alimentar bem: “Engana-se quem pensa que o outono não oferece boas opções para uma alimentação saudável, pois há muitas frutas próprias da época, como caqui, carambola, figo, goiaba, maçã e tangerina, que podem ser consumidas sem medo”.

Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestShare on Google+Email this to someone