Devido às baixas temperaturas, muitas pessoas deixam de beber água. Seu consumo é mais associado ao calor que é feito no verão e às atividades físicas, mas os especialistas afirmam que não beber a quantidade de água certa durante o dia, mesmo no inverno, pode trazer sérios problemas para a saúde.

Os médicos recomendam beber dois litros de água por dia. Uma dica importante é beber água de hora em hora, por volta de 180ml cada vez, e não apenas quando sentir sede, pois isso já é um sintoma de desidratação, um aviso do organismo.

A água oferece inúmeros benefícios para a saúde e beleza. Por exemplo, ela regula as funções do organismo, hidrata pele e cabelos, evita cálculos renais, alivia a fadiga, ajuda na digestão, na perda de peso e absorção de nutrientes, controla a saciedade, melhora o humor, entre muitos outros benefícios.

Para saber se você está tomando água suficiente para manter o bom funcionamento do seu organismo, observe a frequência com que você urina e a cor dela. O ideal é que seja amarelo-clara.

Se a urina estiver amarelo-escura e com odor forte e você estiver indo menos vezes do que costuma ao banheiro, é sinal de que está ingerindo pouca água.

Por outro lado, se estiver urinando muito e ela estiver límpida, transparente, provavelmente você está ingerindo água em excesso. Tomar muita água, além da necessidade, pode causar diluição do sangue e, em casos extremos, do sódio no organismo. Isso porque ao urinar, a pessoa não elimina apenas água, mas também perde sais minerais. Beber muita água faz os rins trabalharem mais sem necessidade. Beber mais de dois litros de água por dia faz sentido nos casos em que a pessoa faça muito exercício ou se o clima estiver muito quente.

Para começar o dia bem, beba diariamente de 1 a 2 copos de água em jejum. Isso ajuda a eliminar toxinas, coloca o sistema digestivo em funcionamento, estimula o movimento intestinal e previne a prisão de ventre. É importante levar em conta que depois da ingestão de água, é preciso esperar pelo menos dez minutos antes de fazer alguma refeição para que a água possa atuar sobre o corpo.

Fontes: portais G1 e Melhor com Saúde

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