Pouca gente sabe, mas os itens que usamos em nosso dia a dia, como travesseiro, escova de cabelo e até roupas íntimas têm prazo de validade. As embalagens desses tipos de produto não costumam ter essa informação e nem mencionam uma sugestão de tempo para troca, por isso, é importante se atentar às condições e aparência de cada item.

Segundo especialistas, o travesseiro, por exemplo, deve ser trocado à cada dois anos, por causa da proliferação de ácaros vivos e o acúmulo de ácaros mortos, que podem causar problemas respiratórios como rinite e asma. Sujeira, óleo e células epiteliais mortas também ficam presas lá dentro, o que pode provocar problemas de pele como acne. Uma dica dos profissionais, é utilizar capas protetoras impermeáveis próprias para o travesseiro, feitas de algodão.

As escovas de dentes precisam ser trocadas a cada 3 meses, já as escovas de cabelo não precisam de tanta frequência, o ideal é que seja feita uma higienização periódica, mergulhando o produto em uma mistura de água morna e shampoo por 15 minutos. Após esse tempo, enxágue bem em água morna ou fria e deixe secar antes de guardar ou usar, para evitar coceiras ou alergias no couro cabeludo. Na limpeza não é indicado o uso de detergente, vinagre ou álcool. Vale lembrar que a boa conservação da escova faz toda a diferença para manter os cabelos saudáveis e bonitos

As roupas íntimas também merecem uma atenção especial. Em média, a validade de calcinhas e cuecas é de cerca de um ano, contudo, deve-se verificar se as peças estão em boas condições.  Essa é a melhor maneira de perceber quando devem ser trocados. A frequência de utilização e os cuidados na hora de usar e lavar influenciam na durabilidade desse tipo de roupa. Sutiãs devem ser lavados a cada dois ou três usos e a lavagem das peças durante o banho não é recomendada, pois a alta temperatura da água causa danos às fibras do tecido e favorece a proliferação de bactérias. Cuide da sua saúde!

Fonte: Coração e Vida/Bolsa de Mulher

Separamos alguns produtos para você realizar essa troca neste final de ano!

Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestShare on Google+Email this to someone