Chegar à terceira idade de forma ativa e livre de doenças é um desejo de todos nós e, apesar de não haver uma fórmula 100% eficaz para alcançar esse objetivo, sabe-se que fatores como genética e hábitos alimentares têm grande influência sobre quão longa e plena será nossa vida. Para ter uma velhice saudável e combater doenças, a recomendação médica é cuidar da saúde desde a infância, porém, mesmo para quem já passou dos 30 ou está chegando aos 100 anos, ainda dá tempo de mudar alguns hábitos e aumentar a expectativa de vida.

Uma boa dica é praticar atividades físicas.  Lembrando que idade não é motivo para preguiçao ideal são os exercícios aeróbicos, como caminhada, e também os que fortaleçam a musculatura, pois além de fazer bem para a saúde, ajudam a manter a força muscular, o que evita quedas. Acima de 90 anos, a indicação dos especialistas são atividades simples como percorrer um corredor ou fazer uma série de levantadas da cadeira.

Outra sugestão dos geriatras é exercitar todas as funções cognitivas, evitando que o envelhecimento venha acompanhado de doenças degenerativas como, mal de Parkinson e Alzheimer. Para isso, recomendam atividades como leitura, jogos de palavra cruzada, pintura e música. Se manter ativo socialmente, interagindo com a família e os amigos, também é muito importante para ter uma vida emocional estável. Dados apontam que relações baseadas em amor e confiança fazem com que as pessoas vivam mais.

Abandonar hábitos nocivos é mais um fator determinante para a qualidade de vida.  O consumo de álcool e cigarro traz danos para a saúde, em todas as idades, e oferece risco para o surgimento de doenças como câncer e problemas cardiovasculares, responsáveis por fazer com que grande parte da população não chegue aos 70 anos. Estudos apontam que mulheres costumam viver mais do que os homens; condição impulsionada, entre outras causas, pelo fato de que, em média, o consumo de álcool e cigarro é menor no grupo feminino.

Cuide da sua saúde!

Fonte: IG Saúde

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