1.nov.2017

NOVEMBRO AZUL

Embora saúde e bem-estar sejam alguns dos assuntos mais discutidos na atualidade, a preocupação em cuidar do corpo e prevenir doenças ainda não faz a cabeça de muitos homens. Para mudar isso, o mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas à saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida do homem é 7,3 anos menor do que da mulher, e uma das principais causas de morte é devido ao câncer de próstata, o sexto tipo mais comum no mundo.

Preocupado em reduzir esses números, em 2010, o Governo Federal criou o Movimento pela Saúde Masculina, que percorreu o país atendendo e conscientizando homens para aumentarem seus cuidados com a saúde. De lá para cá, diversos projetos, palestras, documentários, entre outras iniciativas, foram criadas com o objetivo de discutir cada vez mais a saúde do homem.

Algumas dicas bastante importantes dos especialistas sugerem desde pequenas mudanças em hábitos do dia a dia como ter uma alimentação saudável aliada à prática de atividade física, como consultas regulares no médico, passando por cuidados específicos de acordo com a idade:

A partir dos 40 anos, é recomendada a realização dos exames de próstata anualmente. Acima dos 50, o tabagismo aliado ao excesso de peso e ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas se tornam fatores de risco principalmente em homens sedentários, hipertensos e diabéticos, então o acompanhamento médico se torna imprescindível.

Mas não pense que esses cuidados devem existir apenas na vida adulta, responsáveis e familiares podem contribuir com a conscientização sobre a prevenção de doenças masculinas desde a infância, principalmente desfazendo mitos e tabus sobre a importância de exames de prevenção de inúmeras doenças que tem suas chances de cura aumentadas com o diagnóstico precoce. Fique atento!

Fonte: Ministério da Saúde/Agência Brasil

Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestShare on Google+Email this to someone