O carnaval virou um evento que tem agitado o país muito além dos quatro dias de folia.  Mas antes de se jogar em meio a muito confete e purpurina, é importante não descuidar da saúde. Afinal, nada pior do que perder os dias de festa por conta de problemas como desidratação, alergias ou queimaduras de sol, não é?  Confira alguns cuidados essenciais para aproveitar o agito com a saúde em dia:

 Fique de olho na alimentação

Saco vazio não para em pé! Ir para a folia sem se alimentar direito pode ser um grande problema, causando fraqueza e indisposição. Dê preferência a alimentos leves, como saladas e carboidratos integrais, que liberam açúcar no sangue mais lentamente, ajudando a manter a energia durante todo o dia. Se optar por um lanchinho na rua, evite alimentos gordurosos, com baixo valor nutricional e que são de difícil digestão, como hambúrgueres, cachorro quente e frituras.

 Mantenha-se hidratado

Com o calor e os grandes deslocamentos é imprescindível a ingestão de muita água, suco de frutas, chás gelados e água de coco para se manter hidratado. Quem gosta de bebida alcoólica deve intercalar a cerveja e os drinks com água para evitar a desidratação e a temida ressaca no dia seguinte.

Proteja a pele e os cabelos

Não usar óculos de sol e protetor solar são alguns dos grandes erros de quem curte o carnaval. Mesmo a noite é importante se proteger dos raios UVA que são danosos em qualquer horário, causando rugas e manchas. Para isso basta manter a pele hidratada durante todo o dia com cremes e loções, utilizar protetor solar com FPS adequado também ajuda a manter a saúde da pele.

Com as altas temperaturas, o ideal é usar os cabelos presos. Arrase no penteado, investindo em tranças, coques e rabos de cavalo com o auxílio de gel e fixadores para manter os fios no lugar durante todo o dia. Para quem vai se jogar nos bloquinhos, o filtro solar para cabelos é um grande aliado contra a exposição ao sol.

Tenha um cuidado especial com a maquiagem

Uma bela maquiagem faz toda a diferença para quem quer chamar a atenção e incrementar a fantasia, mas o uso de produtos inadequados pode causar problemas como irritações e alergias nos foliões. O glitter, sempre muito em alta no carnaval, deve ser aplicado apenas com primer fixador, gloss ou óleo facial, para evitar surpresas desagradáveis. Depois da folia, para retirar a make é recomendado utilizar demaquilante e água micelar que além de remover completamente os resíduos, protege a pele.  Divirta-se!

Fonte: Mistério da Saúde/Pausa para feminices

Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestShare on Google+Email this to someone