O que é diabetes

Diabetes é uma doença que aumenta a quantidade de glicose no sangue. Ela pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta. A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta, portanto, em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.

Hoje diversas condições podem levar ao diabetes, porém a grande maioria dos casos está dividida em dois grupos: Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2.

As pessoas com diabetes tipo 1 (DM1) não produzem insulina e o tratamento é feito com injeções do hormônio. Metade de todos os casos de DM1 aparece na infância ou no início da adolescência.

As pessoas com diabetes tipo 2 (DM2) produzem insulina, mas, por algum motivo, as células em seus corpos são resistentes à ação da insulina ou não produzem o suficiente. Em todos os tipos de diabetes, se a glicose não consegue entrar nas células e tecidos que necessitam dela, ela se acumula no sangue. Geralmente, os casos de diabetes tipo 2 se desenvolvem na vida adulta.

Há também o Diabetes Gestacional. Ele é caracterizado por altas taxas glicêmicas ocorridas em gestantes que não têm diabetes. Surge entre a 24ª e a 28ª semana de gravidez, período em que o organismo está produzindo grandes quantidades de hormônios para ajudar o desenvolvimento do bebê. Acredita-se que esses hormônios bloqueiem a insulina. Assim, quando algo no organismo impede a insulina de desempenhar sua função, caracteriza-se uma resistência a esse hormônio.

As mulheres grávidas devem fazer um exame de diabetes gestacional entre a 24ª e 28ª semana de gestação. Se estiver com o problema, o médico pode dar as seguintes orientações:

 

– Seguir um plano alimentar;

– Seguir um programa de exercício físico;

– Monitorar a glicemia;

– Verificar a presença de cetonas na urina;

– Tomar insulina.

 

O diabetes é uma das maiores emergências de saúde mundial do século XXI. Os números, segundo a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), são alarmantes:

– No mundo, 415 milhões de pessoas têm algum tipo de diabetes;

– No mundo, a cada 6 segundos uma pessoa morre de causas relacionadas ao diabetes. No Brasil, são 15 vítimas a cada hora, algo em torno de 14,3 milhões de pessoas;

– No Brasil, 1 em cada 7 adultos terá diabetes em 2040, cerca de 23,3 milhões de novos diabéticos;

– Atualmente, 30.900 crianças têm diabetes tipo 1;

– 40,2% dos adultos com diabetes não estão diagnosticados;

– 1 em cada 9 mulheres desenvolve diabetes gestacional.

 

Veja mais informações sobre outros tipos de diabetes no site da ADJ: http://www.adj.org.br/leitura-conteudo/00000162

 

Fontes: portal ADJ

Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestShare on Google+Email this to someone