Setembro começa com feriado prolongado e a expectativa de muito sol. As temperaturas aumentam, mas os cuidados com a pele não podem ficar de lado. Embora a recomendação médica seja o uso de protetor solar diariamente, muitas pessoas só lembram de usá-lo quando estão diretamente expostas ao sol, na praia ou na piscina. Dos bebês aos idosos, o protetor solar é um aliado fundamental para proteger a pele a curto e longo prazo, prevenindo o aparecimento de manchas e rugas, o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

Para facilitar sua utilização diária, muitos protetores começaram a ser comercializados em forma de maquiagem, como bases e pós faciais, e de acordo com o tipo de pele: seca, normal ou oleosa. Seja como creme, loção, spray ou maquiagem, o importante mesmo é transformar o seu uso em um hábito diário e saber utilizar o produto e o FPS, afinal, aqueles números na embalagem não são enfeite!

É preciso ficar atento ao Fator de Proteção Solar (FPS) que cada produto oferece. O FPS nada mais é que a quantidade de tempo em que a pele fica protegida depois de ser exposta ao sol. Funciona assim:  se sua pele leva cinco minutos para sofrer os efeitos do sol, com um protetor de fator 15, a pele fica protegida por um período de tempo 15 vezes maior. A variação no FPS desse produto não indica que um é mais forte que o outro, mas sim que a proteção dura mais tempo com FPS 60 que no FPS 15.  Por isso, é importante que pessoas que praticam atividade ao ar livre ou trabalham debaixo do sol, utilizem filtros com FPS 30 ou acima disso.

Além do FPS, os filtros também devem proteger contra os raios UVA e UVB e serem utilizados de forma correta. Para melhor absorção da pele, o produto deve ser aplicado cerca de 30 minutos antes da exposição solar, com reaplicação a cada duas horas ou menos caso a pessoa entre na água. Nas crianças, a aplicação pode ser feita a partir dos seis meses de idade.

No site da Drogaria Onofre você pode encontrar os mais variados tipos de protetor solar, além do produto ideal para seu tipo de pele.

Fonte: Super Interessante e MidiaCult

Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestShare on Google+Email this to someone