Normalmente nosso cabelo sofre os efeitos do sol, mar, vento e piscina, por exemplo, deixando-o mais ressecado, quebradiço, opaco e com pontas duplas. Junta-se a isso alguns descuidos no nosso dia a dia, como beber pouco líquido, tomar banho muito quente, usar secador e chapinha sem um creme de proteção para os fios, entre outros fatores que deixam os fios danificados, resultando num cabelo sem brilho e hidratação.

O primeiro passo para ter cabelos hidratados e com brilho é escolher um bom shampoo e condicionador específico para o seu tipo de cabelo: liso, ondulado, encaracolado ou afro.

Antes de lavar os cabelos, penteie para tirar os nós. Sempre aplique o shampoo duas vezes para que toda a sujeira seja retirada. Se você lava os cabelos todos os dias, a repetição não é necessária. Evite usar água muito quente, pois pode danificar os fios.

Todo cabelo também precisa de um condicionador, mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a função dele não é hidratar, mas sim fechar as cutículas que foram abertas pelo shampoo para limpar os resíduos. Dica importante: nunca passe o condicionador na raiz, pois ele poderá deixá-la mais oleosa.

O creme para tratamento é a opção correta para manter os cabelos hidratados e com brilho. Ele pode ser usado uma vez na semana ou a cada 15 dias, sempre depois da lavagem e com os fios úmidos para facilitar a absorção do produto.

Confira 10 dicas práticas para ter cabelos sedosos e hidratados:

  1. Na hora de massagear não exagere. Faça-o levemente;
  2. Lave os cabelos muito bem antes de hidratar;
  3. Ao fazer escova e/ou chapinha use protetor térmico antes do procedimento;
  4. Não use secador de cabelo em temperatura muito alta e muito próximo aos cabelos, 30 cm é a distância ideal;
  5. Penteie os cabelos frequentemente. Isto revitaliza o couro cabeludo. Prefira escovas de cerdas grossas, que contribuem para a distribuição dos óleos naturais nos fios;
  6. Água fria é a melhor opção na hora de lavar os cabelos. Ela sela as escamas dos fios, que já absorveram os produtos que você aplicou. É como se a água fria fechasse as portas para os nutrientes não saírem dos fios;
  7. Evite secar esfregando a toalha. O cabelo sedoso é o que tem fios com a cutícula fechada e reta. Se você acaba de lavar a cabeça e esfrega a toalha com força, acaba abrindo as escamas, provocando frizz;
  8. O ideal é não provocar muito atrito. Retire o excesso de água e enxugue levemente os cabelos. De preferência utilize um tecido ou camiseta de malha para secar seus cachos;
  9. Evite a toalha felpuda, pois causa atrito, aumenta a porosidade e danifica os fios;
  10. Proteja os cabelos quando for à praia ou quando precisar ficar muito tempo sob o sol. Os raios ultravioletas queimam qualquer tipo de cabelo.

Agora, na Drogaria Onofre, você encontra os produtos Philip Kingsley, que inclui shampoos, condicionadores, tratamentos intensivos e de styling, especializados na saúde do cabelo e tratamento do couro cabeludo. Confira nas lojas Oscar Freire e Pamplona, e também no nosso e-commerce (www.onofre.com.br) e televendas (4007-2526).

Fontes: portais Mundo das Mulheres e Salão Virtual

 

Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestShare on Google+Email this to someone