Tricologista é o médico especializado no diagnóstico e cura de doenças do cabelo e do couro cabeludo. O especialista deve ser procurado caso você perceba que seus fios ficam em grande quantidade na fronha do travesseiro ao levantar, no ralo do banheiro ao tomar banho ou na escova de cabelo. As mulheres têm muito mais cabelo do que os homens e, por isso, só notam o problema quando já perderam cerca de 30% dos fios.

Para identificar a causa da queda dos fios em grande quantidade, o tricologista faz uma microscopia eletrônica do bulbo capilar por meio de um aparelho que funciona como uma espécie de scanner do couro cabeludo e aumenta em oito mil vezes o fio e o couro da cabeça. O resultado é um diagnóstico preciso, com a verificação do estágio da queda e a indicação de um tratamento específico.

A queda brusca dos fios também pode estar associada a outros problemas e, para isso, deve-se buscar assistência de profissionais como endocrinologista – para avaliar as condições da tiroide, ginecologista para possíveis problemas hormonais e nutricionistas para avaliar a alimentação, por exemplo.

Pessoas que possuem quedas de cabelo podem ter o quadro revertido em qualquer idade desde que o bulbo capilar ainda esteja vivo. Entre as soluções, há tratamentos não invasivos, como laser de baixa penetração e infusão transiônica, que permite a aplicação de substâncias ativadoras do bulbo sem o uso de agulhas e aplicações.

Outra opção é trabalhar com a prevenção, usando produtos de tratamento de qualidade. Para te ajudar nesse processo, a Drogaria Onofre está disponibilizando nas unidades Pamplona e Oscar Freire, além do site e televendas, 25 produtos Philip Kingsley, conceituada e premiada marca inglesa especializada na saúde do cabelo e tratamento do couro cabeludo. Você encontra shampoos, condicionadores, tratamentos intensivos e produtos de styling.

Segundo Philip Kingsley, o criador da marca que conta com mais de 60 anos de experiência em Tricologia, os conceitos de ‘normal’, ‘seco’ ou ‘oleoso’ não ajudam a definir e a compreender a textura do cabelo. Para o especialista, a forma, o tamanho e a configuração do cabelo, em conjunto com o processamento químico e mecânico a que foi sujeito, são aspectos essenciais para a escolha dos produtos mais indicados para as necessidades específicas do cabelo de cada pessoa. Kingsley defende que é preciso reconhecer as diferentes texturas do cabelo (fino, médio, grosso e afro) e formas (liso, ondulado, encaracolado e afro), associando o tratamento a uma nutrição adequada e um regime regular de cuidados. Todos os produtos Philip Kingsley possuem um identificador de texturas de cabelo nas embalagens, assim você não corre o risco de errar ao escolher os produtos ideias para o tratamento dos seus cabelos.

Fonte: portal Beleza Extraordinária

 

Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestShare on Google+Email this to someone